Breaking News

Rede estadual: aulas reiniciam com problemas antigos


Onésima e São Felipe continuam com estruturas precárias
Problemas estruturais nas escolas e calendário de aulas atrasado são os principais problemas.
Santarém - As aulas na rede estadual de ensino iniciaram nesta segunda-feira (18) em todo o estado do Pará. Mais de 400 mil estudantes puderam retornar as atividades, reencontrar colegas e conhecer novas pessoas, além de ter contato com novos assuntos a serem estudados.

Mas, o que não mudou foram as condições estruturais das escolas. Alunos e professores tiveram que enfrentar o primeiro dia de aula de 2013 com problemas na estrutura física.

Na escola Onésima Pereira de Barros, no bairro Caranazal, os ventiladores estão sem funcionamento, a fiação elétrica de oito, das 24 salas, está comprometida. No primeiro piso do prédio não há energia elétrica. 

Fiação elétrica é o principal problema da escola Onésima Pereira de Barros
Para não comprometer o início das aulas, foi necessário adotar estratégias. “Estamos levando algumas turmas para o terceiro piso e, no horário da noite, nós temos turmas em número bem menor, então não usamos à noite, só usamos no horário do dia”, afirmou a diretora da escola Onésima, Claide Marques.

Na escola São Felipe, no bairro Matinha, os alunos também iniciaram o ano letivo com antigos problemas. A passarela está cheia de buracos. A estrutura da área coberta, condenada pelo Corpo de Bombeiros desde 2011, põe em risco a vida dos alunos, que começaram o primeiro dia de aula com a falta de energia. “A escola tem trinta e três anos e nunca passou por reforma. Foram construídos novos pavilhões e a parte elétrica está comprometida. A escola funciona com sobrecarga de energia. Quando funciona um pavilhão, tem que desligar o outro. Estamos almejando essa reforma, que a subestação elétrica será contemplada com a reforma”, declarou o diretor da escola São Felipe, Francisco Cardoso.

Estrutura da escola São Felipe já foi condenada pelo Corpo de Bombeiros há dois anos
De acordo com o conselheiro do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) em Santarém, Noel Sanches, essas situações foram apresentadas ao Estado e o Ministério Público também foi acionado. “Uma ação civil pública foi demandada em desfavor do Estado para que ele cumpra em 90 dias”, afirmou.
“Não há boas condições físicas, e todo mundo quer que seja uma boa escola igual às outras. Tem várias escolas que tem bom rendimento e a nossa tem as telhas todas quebradas, as salas todas tem buraco. Queríamos uma escola melhor pra estudar”, reclama um aluno da escola São Felipe.

A direção da 5ª Unidade Regional de Ensino (5ª URE) reconheceu o atraso no início das obras, mas que está agilizando as ações em prol das reformas. "Tivemos uma empresa fazendo uma visita técnica, onde teve a tomada de preços e vamos encaminhar essa documentação para Belém para agilizar essa abertura de licitação, de avaliação por parte da Seduc, para que essa empresa inicie o mais rápido possível essa reforma", informou a diretora da 5ª URE, Glória Maria.

Pró- Enem
Em Santarém, depois da greve de 2011 que causou um efeito dominó atrasando o início do período letivo de 2012 e deste ano, os estudantes do ensino médio vão contar com um reforço para se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Como a rede estadual é responsável pelo ensino médio, a Secretaria Estadual de Educação do Pará (Seduc) elaborou o Pró-Enem, que é uma oportunidade para o aluno receber aulas extras e se preparar para o vestibular.

“A partir da demonstração do interesse do aluno, nós vamos fazer um levantamento de escolas que possam trazer esses alunos no sábado e domingo e professores para serem lotados para que possam ter essas aulas diferenciadas, complementares. Ele estuda normalmente de segunda a sexta. Sábados e domingos, é como se fosse um cursinho preparatório para o Enem ”, informou o especialista em educação da 5ª Unidade Regional de Ensino, Alcindo Moisés.

Quem quiser se inscrever no Pró- Enem, basta acessar a página da Secretaria Estadual de Educação do Pará (Seduc) www.seduc.pa.gov.br.

Fonte: 5ª URE

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço