Breaking News

Período chuvoso aumenta os casos de dengue no Pará



Municípios são executores das ações de prevenção da Sespa. Belém, Parauapebas e Santarém estão no topo dos casos da doença.
Nos primeiros três meses de 2013, a Secretaria de Estado de Saúde notificou 2.462 casos de dengue no Pará. 

O número é bem menor com relação aos três primeiros meses de 2012, quando foram registrados mais de 9 mil casos da doença. Os municípios são executores das ações de prevenção, que acontecem por ciclo, uma vez a cada dois meses nas residências.

A coordenadora do programa estadual de controle da dengue, Aline Carneiro, fala sobre o que o governo tem feito para reduzir os casos da doença. “A gente tem feito trabalhos com o município de mobilização, para nesse período a gente montar os planos de contingência no município, que esse é o momento. Até maio é onde a gente tem mais chuvas e onde tem mais casos”.

“Belém, Parauapebas e Santarém são os municípios que têm se mantido no topo desde o ano passado. Belém é uma grande capital, mas quando se compara os números absolutos, realmente é sempre maior do que os outros”, afirma ainda Aline Carneiro.

Para a coordenadora, há muitas pessoas que não tomam os cuidados necessários nas suas casas. “Como o habitat do mosquito é domiciliado, então a gente precisa que a população cuide cada um da sua casa. É um trabalho de formiguinha, cuidar da sua casa, do seu quintal, mesmo quem mora em prédios”, alerta a coordenadora.

Sobre o diagnóstico da doença, Consuelo Oliveira, infectologista e pesquisadora clínica do Instituto Evandro Chagas, diz que não é difícil diagnosticar a dengue. “Não é difícil, mas tem que estar pensando em dengue. Como ela é uma doença febril aguda, se assemelha a outros agravos, como por exemplo a malária, doença de chagas”, afirma a médica. Os principais sintomas da doença são febre, dor de cabeça, dor no corpo, manchas no corpo, além de sintomas gerais, como vômitos, pode ocorrer diarreia.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço