Breaking News

O que é Java? Ele é seguro? Devo usá-lo?



Caro Lifehacker,

Parece que o Java tem outra falha de segurança, daquelas que deixam todo mundo de cabelos em pé. Você pode me explicar o que acontece com ele, de uma vez por todas? O que é o Java, na verdade? É a mesma coisa que JavaScript? Devo desativá-lo? Os sites que acesso não vão parar de funcionar se eu fizer isso?

Obrigado,

Pessimo Plugin

Caro Pessimo,

O Java é, de fato, um problema. Mas a boa notícia é que poucas pessoas precisam de verdade dele. Aqui está o que você precisa saber sobre o que ele faz, quais são os problemas e como se livrar deles.

O que é Java?

Java é uma linguagem de programação que desenvolvedores usam para criar aplicativos para seu computador. Ela já não é mais tão popular quanto era, mas pode ser que você tenha baixado um programa que precisava do Java runtime, e então ele foi instalado em seu sistema. Ele também tem um plug-in web que roda esses apps no seu navegador.

Java não é, no entanto, a mesma coisa que o JavaScript. Na verdade, eles não têm muito a ver além do nome. JavaScript é geralmente usado em documentos HTML (como páginas da web) e não como aplicativos separados. Isto pode ser um pouco confuso, já que o Java também roda no seu navegador, mas eles são bem diferentes. Vários sites usam JavaScript, mas poucos precisam de Java.

Tendo isso em mente, vamos apenas discutir o Java aqui. Ele é o que está deixando todo mundo maluco por causa da falta de segurança. Para mais explicações sobre o JavaScript, dê uma olhada neste guia dos nossos amigos do How-To Geek. Para a resposta da sua pergunta, continue lendo.

O Java não é seguro?

O Java tem duas partes: o runtime, que roda no seu computador (e permite que você rode apps Java) e o plug-in do navegador que vem com ele. Quando as pessoas falam das falhas de segurança do Java, elas normalmente estão se referindo ao plug-in. Os apps do Java não apresentam problemas de segurança por natureza. É o plug-in que causa esses problemas.

O Kaspersky Lab diz que o plug-in do Java foi responsável por 50% de todos os ataques cibernéticos do ano passado, e experts em segurança recomendam repetidamente que você desative-o em seu navegador. Ele abre muitas brechas que permitem que criminosos roubem senhas, números de cartão de crédito e outras informações pessoais. E, como você pode notar pelas notícias que aparecem, novos buracos na segurança estão aparecendo todo o tempo.

Devo desativá-lo?

Há grandes chances de você nem mesmo precisar ter o plug-in do Java. Para desativá-lo, vá até a página de plug-ins do seu navegador. No Chrome, você pode fazer isso digitando chrome://plugins na barra de endereços. No Firefox, você pode fazer isso indo até Ferramentas (ou no botão “Firefox”, no canto superior esquerdo da tela) > Complementos > Plugins. Então, encontre o Java e clique em “Desativar”. Pronto, é só isso!

O problema de segurança só envolve o plug-in em questão, mas o Java runtime também tem seus incômodos — como pedir constantemente para atualizar, ocupar sua bandeja do sistema e gostar de instalar porcarias como barras de ferramentas no seu computador. Por esses motivos, recomendamos que você desinstale-o também, pela conveniência.

Se você precisar usar um app que precise do Java depois disso, pode reinstalá-lo, mas lembre-se de manter o plug-in desativado. Para desinstalar o Java, abra o menu Iniciar, digite “desinstalar um programa” na busca, aperte Enter, e escolha o Java na lista. Você provavelmente vai ficar feliz por isso.



Lifehacker 

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço