Breaking News

Dra. Heloísa: “População é responsável pelo aumento de mototaxistas clandestinos”


Heloísa Almeida
Em entrevista, titular da SMT pede que população não utilize o serviço clandestino. A reportagem do jornal O Impacto esteve esta semana na Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes de Santarém (SMT). Na ocasião, a titular da pasta, Dra. Heloísa Helena Nunes de Almeida, nos concedeu entrevista exclusiva, onde fala sobre vários assuntos ligados ao trânsito de Santarém, entre eles, novos semáforos que serão instalados em pontos estratégicos, mototaxistas clandestinos, mudança de endereço da sede da SMT e outros assuntos. Veja a entrevista:

Jornal O Impacto: Secretária, diante dos inúmeros problemas enfrentados pela falta de sinalização no trânsito na cidade de Santarém, a SMT pretende aumentar o número de semáforos (sinais luminosos) nas vias públicas? Quais as vias que terão prioridade nesta ação?

Heloísa de Almeida: Primeiro é preciso considerar que a instalação semafórica pura e simples, sem maiores estudos, não resolve. Existem outros mecanismos tão eficazes e práticos. Posso citar alguns que serão implementados como, mão livre à direita e rotatórias em pontos de estrangulamento. Verificamos que em três pontos da cidade se faz necessário onde pretendemos instalar primeiramente os semáforos: na Avenida Verbena esquina com Travessa Jasmin, outro na bifurcação da Muiraquitã com Frei Vicente; também na Travessa Jasmin e ainda na Sérgio Henn com travessa Edvaldo Leite. Isso não quer dizer que existam pontos que não necessitam de semáforos. Como você pode perceber, nossa preocupação é macro, para atender a demanda crescente da frota, hoje na ordem de 60 mil veículos, a maioria motocicletas.

Jornal O Impacto: Considerando que existem pessoas que querem trabalhar, por isso rodam como mototaxistas clandestinos. Considerando ainda que, estes causam prejuízos aos cofres públicos, pois não pagam a tributação devida para obter a licença para ofertar o referido serviço. Existe possibilidade de abrir nova licitação para ofertar mais vagas para mototaxistas?

Heloísa de Almeida: No momento não, mas não podemos descartar o assunto. O aumento da frota foi feito recentemente, mas é preciso fazer uma análise de uma outra ótica. O serviço clandestino, ao contrário do que se imagina, só prospera porque as pessoas que se utilizam desse serviço, não avaliam e até estimulam essa prática, dando preferência a quem está à margem da Lei. Da nossa parte, temos realizado em parceria com outros órgãos, mas esbarramos em uma questão crucial; não se pode aplicar multas sem flagrante. O que torna difícil uma ação mais eficaz. No momento estamos apostando em uma campanha educativa. Penso que de toda forma, mesmo havendo aumento da frota credenciada, dificilmente vamos acabar com a atividade ilegal. Os exemplos estão aí.

Jornal O Impacto: Secretária, como forma de esclarecimento gostaríamos que a senhora explicasse por que a sede da SMT mudou de endereço? Quais os fatores determinantes para a escolha do endereço atual da Secretaria?

Heloísa de Almeida: As condições de conservação do antigo endereço foi fator determinante. A atual estrutura oferece maiores condições de acomodação, tanto para os usuários quanto para o pessoal de apoio. É preciso lembrar que a antiga SMT não apenas mudou de nomenclatura, absorveu a antiga Semop (Secretaria Municipal de Organizações Portuárias, que passou a ser uma divisão), aumentou o quadro de servidores e necessidade de novos espaços.

Jornal O Impacto: Uma das promessas de campanha do deputado Alexandre Von, atual prefeito, foi asfaltar todas as vias públicas que fossem rotas de ônibus. Já foi feito estudo para identificar todas essas vias para assim iniciar o processo? Quais as vias públicas que serão asfaltadas?

Heloísa de Almeida: Precisamos entender que no momento estamos partindo para a prática. Estamos em parceria com a Seminfra e já identificamos as maiores carências do trajeto dos ônibus, notadamente na periferia. A Seminfra, apesar do inverno, já começou serviços de terraplenagem no anel viário do Santarenzinho e tem frentes de trabalho na Área Verde e Uruará. A empresa contratada foi convocada para reiniciar de imediato a conclusão do asfaltamento da Magalhães Barata, Mendonça Furtado, Presidente Vargas e Borges Leal.


Fonte: RG 15/O Impacto

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço