Breaking News

Crianças do interior de SP criam robô que lembra idosos de tomar remédio

Robô lembra quando idoso deve tomar remédio (Foto: Antônio Luiz/EPTV)
Invenção de Barretos concorrerá em campeonato do Sesi em São Paulo. Sensor agenda horários para 3 remédios e só desliga ao detectar paciente. Um grupo de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Sesi de Barretos (SP) criou uma máquina que promete ajudar os idosos a lembrarem a hora certa de tomar remédios.

 A invenção, com a qual a escola disputará um campeonato de robótica no Estado de São Paulo, é uma espécie de despertador capaz de agendar os horários para três tipos de medicamentos diferentes.

O “sistema de controle de remédios para a terceira idade”, que não está à venda no mercado, foi criado após dois meses de trabalho, envolvendo pesquisas em livros e visitas a um hospital e a um asilo para conciliar a tecnologia à rotina dos idosos. O robô dispara na hora programada, informa que remédio deve ser tomado em um monitor e só para de tocar quando um sensor detecta que o paciente pegou o comprimido na bandeja.

Veja o Video:


Saiba mais:


“O robozinho toca no horário certo. Enquanto a pessoa não colocar a mão para tirar o remédio, o sensor não para de apitar”, disse Guilherme Nunes, de 11 anos, um dos estudantes que criaram o sistema. De acordo com o coordenador do projeto, o professor André Faleiros, apesar da complexidade técnica do tema, as crianças conduziram todo o desenvolvimento com autonomia.

 “Dei apoio, expliquei como funciona lógica da programação, mas a criação é deles”, afirmou.
Para Mateus Ferreira de Campos, de 12 anos, outro aluno a ajudar na criação do robô, ainda é possível melhorá-lo futuramente, fazendo com que ele se locomova sozinho atrás do idoso para lembrá-lo de tomar os remédios. 

“A gente ainda está pensando em como ele pode ir atrás das pessoas, chegar perto e ter mais capacidade de remédios”, disse.

Aprovado

Maria Cecília Marques Almeida, de 64 anos, convidada pelas crianças para testar o robô, aprovou a novidade. “Será muito útil para mim, porque de manhã me lembro de tomar os remédios, mas à noite geralmente me esqueço”, disse a aposentada, que toma diariamente medicamentos para artrose, colesterol e osteoporose.
Para ler mais notícia do G1 Ribeirão e Franca, clique em g1.globo.com/ribeirao. Siga também o G1 Ribeirão e Franca no Twitter e por RSS.

Fonte: Barretos

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço