Breaking News

Realidade Levitação quântica – Supercondutividade


Várias e várias pessoas falaram essa semana sobre levitação quântica e resolvi pesquisar algo a respeito.
O fenômeno que chamamos de Supercondutividade acontece em um material com exatamente zero resistência elétrica, esse efeito acontece raramente em certos materiais. O feito permite que ondas eletromagnéticas sejam ordenadas capazes de levitar um objeto supercondutor.
O fenômeno foi descoberto por Heike Kamerlingh Onnes em 08 de abril de 1911, em Leiden, como ferromagnetismo e linhas espectrais atômicas. A supercondutividade é um fenômeno da mecânica quântica. Caracteriza-se pelo efeito Meissner. A expulsão completa das linhas de um campo magnético do interior do supercondutor acontecem nesse fenômeno, uma vez que existem as transições para o estado de supercondutores. A ocorrência do efeito Meissner indica que a supercondutividade não pode ser entendida simplesmente como a idealização da condutividade perfeita na física clássica .
A resistividade elétrica de um metal condutor diminui gradualmente à medida que a temperatura é abaixada. Em condutores comuns , tais como cobre ou prata , esta diminuição é limitada por impurezas e outros defeitos. Mesmo perto do zero absoluto, uma amostra real de um condutor normal mostra resistências. Em um supercondutor, a resistência cai absurdamente a zero quando o material é resfriado abaixo de sua temperatura crítica.
Segue abaixo algumas formas ou critérios que classificam os materiais supercondutores. As mais comuns são:
Por suas propriedades físicas: podem ser do Tipo I (se sua transição de fase for de primeira ordem) ou do Tipo II (se sua transição de fase for de segunda ordem).
Pela Teoria que o explica: podem ser convencionais (se podem ser explicados pela Teoria BCS) ou não convencionais caso contrário.
Pela sua temperatura crítica: podem ser de alta-temperatura (geralmente se atingem o estado supercondutor quando resfriados com nitrogênio líquido, Tc > 77K), ou podem ser de baixa temperatura (geralmente quando necessitam de temperaturas mais baixas que 77K para atingir o estado supercondutor.
Pelo material: podem ser elementos químicos (como o mercúrio e o chumbo), ligas (como a titânio-nióbio ou germânio-nióbio), cerâmicas (como o YBCO ou o diboreto de magnésio), ou mesmo supercondutores orgânicos como fulerenos e nanotubos de carbono.
E como de costume que não poderia faltar, segue abaixo uma demonstração em vídeo da Levitação quântica:


Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço