Breaking News

SANTARÉM CONTRA A DENGUE: CIDADE DIVIDIDA EM POLOS



O Comitê Gestor da campanha Santarém contra a Dengue realizou nesta sexta-feira, 22, a primeira reunião de organização com instituições de ensino, instituições militares, órgãos de saúde e segurança pública e de meio ambiente. O objetivo da campanha será o de eliminar focos do mosquito transmissor da doença, trabalhando medidas preventivas junto à população e atuando em pontos críticos com limpeza de quintais e desobstrução de ruas. A data da grande ação será definida na quarta-feira, 27, durante reunião com entidades comunitárias. O trabalho será em toda área urbana que ficou dividida em oito polos, onde cada bairro estará inserido. 

Os polos são resultado do trabalho realizado pela Divisão de Endemias da DIVISA/SEMSA, levando em consideração o número de imóveis programados, número de imóveis trabalhados, número de depósitos positivos por tipo, total de depósitos positivos e número de imóveis positivos. A partir desse levantamento, a DIVISA informa o percentual do Índice de Infestação Predial (IIP) por localidade – bairro -  e por estrato – polos. Com o resultado, a área é classificada como de baixo, médio ou alto risco para a dengue. 

“Nesses polos nós estaremos disponibilizando dois coordenadores, trabalhando junto com os voluntários e os agentes de endemias. Ficou mais fácil dessa forma, porque lá eles nos passam o número de residências e quarteirões para facilitar as visitas. Se nós tivermos muitos voluntários, com pelo menos um voluntário por quarteirão, dentro de uma semana a gente fecha esse trabalho de conscientização e limpeza nos terrenos”, explica o coordenador de Defesa Civil, Darlison Maia. 

Na reunião de quarta-feira, 27, que contará com a presença de Associações de Bairros e Conselhos Comunitários serão repassadas a ação desenvolvida, o quantitativo de voluntários, envolvendo principalmente os estudantes, e a forma como cada órgão ou instituição irá colaborar. 

O chefe da DIVISA, Dr. João Alberto Pereira Coelho, admitiu que a campanha é necessária para evitar o aumento de número de casos confirmados. A secretária adjunta de Saúde, Dra. Lívia Corrêa, entende que a dengue não é apenas um problema de saúde, mas uma questão social, por isso o trabalho requer atenção maior na área preventiva, buscando auxílio dos alunos da rede pública municipal e estadual, universitários, associações de bairros e demais órgãos da sociedade civil organizada. A secretária ratificou o trabalho que vem sendo realizado pela SEMSA com treinamento de médicos e enfermeiros em relação ao tratamento, mas só isso não adianta.

“Precisamos estar prontos para agir o mais rápido possível para fazermos um combate efetivo”, disse. 

Comitê Gestor 

Darlison Maia explica que o Comitê Gestor - composto pelas Secretarias de Saúde, Infraestrutura, Educação, Meio Ambiente e as Coordenadorias de Saneamento Básico e Defesa Civil, além do setor de endemias da SESPA – irá monitorar permanentemente as ações de controle e combate à dengue. Segundo Maia, a campanha terá a primeira grande ação, provavelmente no início do mês de março, mas ela continua nos polos e com o grupo de voluntários, posteriormente. 

“A ideia do governo é permanecer com esse Comitê para fazer o controle. Nos polos os trabalhos continuarão. Para isso o governo está convocando os candidatos aprovados no concurso público para o cargo de agentes de endemias para que este movimento seja permanente, evitando que os possíveis focos não venham a se reproduzir. 

Veja como ficou a divisão dos bairros e seus respectivos polos: 

Polo 1: Alvorada, Amparo, Conquista, Elcione Barbalho, Maracanã, Maracanã 1, Nova Vitória, Santarenzinho e São Cristóvão; 

Polo 2: Aldeia, Fátima, Laguinho, Liberdade, Mapiri e Salé; 

Polo 3: Caranazal, Centro e Santa Clara; 

Polo 4: Aparecida, Esperança e Jardim Santarém; 

Polo 5: Aeroporto Velho, Diamantino e Interventoria; 

Polo 6: Cambuquira, Floresta, Ipanema, Matinha, Nova República, São Francisco e Vitória Régia;

Polo 7: Prainha, Santana, Santíssimo e Uruará; 

Polo 8: Área Verde, Jaderlândia, Jutaí, Livramento, Maicá, Mararu, Pérola do Maicá, Santo André, São José Operário, Urumanduba, Urumari e Vigia.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço