Breaking News

Últimas notícias



Bento XVI promete 'respeito e obediência' ao futuro papa
Cidade do Vaticano, 28 fev (EFE).- Em seu último dia de pontificado, Bento XVI prometeu nesta quinta-feira 'respeito incondicional e obediência ao novo papa', em cerimônia de despedida realizada no Vaticano com a presença dos cardeais

'Entre vós está o futuro papa, a quem prometo meu respeito incondicional e obediência. Continuarei rezando, especialmente nestes dias (de conclave)', afirmou um Bento XVI sereno e sorridente em seu discurso de adeus aos cardeais.

O papa, que às 20h de Roma (16h de Brasília) deixará de ser chefe da Igreja Católica, destacou a proximidade, solidariedade e conselhos que recebeu dos cardeais em seus oito anos de pontificado.

Bento XVI afirmou que o Colégio Cardinalício deve ser 'como uma orquestra, na qual a diversidade pode levar a uma harmonia de concórdia'.

O bispo de Roma disse ainda que a Igreja não é uma 'instituição inventada por alguém, construída sobre uma mesa, mas uma realidade viva, que vive se transformando, embora sua natureza continua sendo sempre a mesma, já que sua natureza é Cristo'.

O papa se despediu dos cardeais na grandiosa Sala Clementina. Cerca de cem religiosos assistiram ao ato, e após seu discurso, o papa se despediu individualmente de todos eles.

Em nome dos cardeais, o decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, expressou 'gratidão' pelos oito anos de pontificado de Bento XVI e o 'exemplo' dado por ele neste período.

Copyright (c) Agencia EFE, S.A. 2010, todos os direitos reservados

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço