Breaking News

Field Station Pandora



Uma coisa que aprendi em " Avatar: The Exhibition "é como dizer que a frase em Na'vi, a língua inventada para os nativos de pele azul da lua Pandora em James Cameron 's filme de 2009 blockbuster. Também há botões para pressionar que me deixe praticar meus pronúncias Na'vi de "palulukan" e "nantang" no caso de um desses animais - traduzido como " thanator "e" viperwolf "- encontrar o seu caminho para o Centro de Ciência Liberty.

Felizmente, a necessidade provavelmente nunca irá surgir, embora existam esboços de tais criaturas aqui, junto com adereços de cinema como um "kit de amostra de solo", usada por cientistas explorar Pandora, alguns 250.000.000 milhões milhas da Terra, um "sistema de filtragem exopack atmosfera" que presumivelmente permite que os seres humanos para respirar na sua atmosfera venenosa, e um modelo brilhante de um fibriata Lucinaria (que livro do filme de referência descreve como uma planta herbácea com animais como inteligência).

Há também um par de sapatos esculpida Na'vi você pode experimentar que são como os usados ​​por avatares (que têm os corpos dos Na'vi mas a consciência de controle remoto dos seres humanos fechado em vagens de volta na sede); Na 'vi são 1,67 vezes o tamanho humano.

Quais foram esses objetos está fazendo aqui? O que é uma exposição itinerante sobre um filme de ficção científica está fazendo em um museu de ciências? Pode parecer incomum, talvez, mas se o show não fazê-lo aqui, um similar possa ter.

Os centros de ciência têm se tornado tão grande, as suas necessidades orçamentais tão altos e suas missões sociais tão ambicioso que pode parecer mais como multiplexes do que museus. Para desenhar grandes públicos devem oferecer experiências de sucesso, para justificar um abraço ampla financeira devem abastecer panacéias populistas; manter ponta reputações devem retirar todas as paradas tecnológicas.

Em outras palavras, eles têm muito em comum com o Sr. Filme de Cameron , que não se tornou um dos filmes de maior bilheteria de todos os tempos (cerca de US $ 2,8 bilhões), oferecendo nada menos do que espetáculo, as inovações de tecnologia e banalidades.

Então foi só uma questão de tempo antes que esses fenômenos se uniram: por que não um centro de exposições de ciência sobre "Avatar"? Conto do filme de alta tecnologia sobre a empresa terráqueos tira mineração de um paraíso pastoral poderia manter cerveja interesse em planos de Cameron para seqüelas; centros de ciência poderia tocar em público do filme e mitologia, e ao longo do caminho alguma ciência pode até entrar em jogo.

Isso pode ser um pouco injusto para o Centro de Ciências da liberdade porque nenhum centro de ciência prontamente abandona o kernel a sua missão, mesmo que as tentações são muitas. Mas, certamente, muito mais pode ser solicitado deste material. É bom quando a primeira criada pelo Museu EMP em Seattle: parte dessa instituição é dedicado à ficção científica. Mas retirado do contexto, parece forçada e frágil, apesar da genuflexão freqüente em relação à ciência.

Muita ênfase, por exemplo, é colocado sobre a forma como o filme faz-de-criaturas foram moldados por design inteligente. (Como seria de seis patas caminhada viperwolves, e quais as vantagens que vêm com seis membros? Que tipo de árvores que crescem em uma superfície com 20 por cento menos força gravitacional que a da Terra e uma atmosfera de 20 por cento mais denso?)

Há também uma mesa de luz que nos permite colocar placas com nomes de plantas e animais em sua tela de toque, brotando imagens e informações que podemos explorar. E de acordo com a abordagem techy-brinquedo, há design-seu-próprio-planta telas de computador, cuja elementar menus parecem não estar ensinando muitos princípios científicos, mas são bonitos o suficiente.

Na verdade, a indumentária da ciência (incluindo um notebook, supostamente cheio de observações pelo caráter cientificamente credenciados Sigourney Weaver) são mais comuns aqui do que substância. Nós aprendemos um pouco sobre a bioluminescência e um punhado de outras coisas, mas o material é tão leve que temos de continuar sendo tranquilizado como cientificamente autênticos neste mundo imaginado é.

A ligação mais potente, no entanto, encontra-se no aparelho de imenso tecnológico utilizado para criar o filme. O estado da arte foi de facto a ser empurrado para a frente pelo Sr. Cameron. Como explica a exposição, os atores usavam trajes de captura de movimento com pontos reflexivos, que foram filmados utilizando 170 câmeras de "todos os ângulos." Os dados recolhidos rendeu um mundo gerado por computador.

Em seguida, foi "filmado" por Cameron, que se mudou para uma "câmera virtual" através desse mundo, guiada por uma tela mostrando uma mistura do real e do construído. As imagens alteradas de acordo com suas posições e controles, ele poderia selecionar perspectivas para o final do filme, como se uma câmera real estavam filmando um mundo real.

Vários anos atrás, isso era surpreendente e inteligente , porém, foi realizar uma abordagem familiar a partir de jogos de vídeo. E você pode jogar com uma "câmera virtual" aqui: sua tela pequena mostra cenas de Pandora, a imagem alterando a posição da câmera. Mas esta é realmente uma simulação de uma simulação; muitos efeitos semelhantes são agora reprodutível em smartphones.

Outro monitor promete que você pode "agir em uma cena" de "Avatar" e envie seu desempenho na Internet, que exige as seguintes instruções sobre onde se mover em um nu Seus movimentos são registrados e sobreposta a floresta de Pandora chuva "espaço de atuação." (ou uma imitação pobre dela). Meu teste própria tela é tão unwatchable como a experiência foi unenlightening.

E é sobre isso. Ouvimos, de novo e de novo, em entrevistas em vídeo aqui, quanto cuidado foi para o filme, como um linguista, foi contratado para criar uma linguagem, como a música foi composta para evocar a cultura Na'vi. Mas no final ficamos com impressões não muito diferentes do que foi criado pela publicidade de pré-lançamento. (O conjunto de DVD tem uma característica mais informativo sobre a realização do filme.)

Quanto ao filme em si, ele tem uma relação peculiar a esse assunto todo, porque realmente é uma caricatura política, sem humor ou nuance. América corporativa, imperial e tipos militares tentar demolir uma cultura tribal com força bruta, os nativos finalmente repelir os invasores através de guerrilha e sua visão espiritual superior e ecológica. Ciência e tecnologia são retratados como sujo, barulhento, intrusiva e opressivo.

Você não vai ver essa mensagem no museu de ciência, nem é qualquer coisa feita de o paradoxo de usar a tecnologia para desprezar a tecnologia, que, como outras atitudes no filme, combina a auto-justiça com desgosto. Tomando o conteúdo mais sério, porém, teria feito a exposição ainda mais pesado do que fazer o filme mensagem.

Talvez eu deveria ser grato para as duas coisas que eu aprendi. A primeira é que a tira mineral a ser extraído em Pandora é chamado unobtanium, uma palavra "usada por engenheiros desde os anos 1950 para se referir a qualquer substância com propriedades milagrosas que seria perfeitamente resolver um problema de engenharia complicado - mas não existe."

E o segundo é que a frase Na'vi que eu nunca pensei que viria a calhar, mas eu estava errado. Posso usá-lo agora. " Oeri nga kllkxem pecado kxetse! "Isso significa" Você está de pé no meu rabo! "

Siga Edward Rothstein no Twitter, twitter.com / EdRothstein .

"Avatar: The Exhibition" é executado através de 19 de maio, no Liberty Science Center, 222 Jersey City Boulevard, Liberty Park, Jersey City, (201) 200-1000, lsc.org.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço