Breaking News

Como resolver lentidão do Macbook depois do upgrade pro Lion


Pessoal,


Este ano, assim que o Lion OS X foi lançado, fiz o upgrade do meu Macbook Pro usando a App Store. O upgrade foi simples; fiz o pagamento pela internet, baixei o instalador e o rodei. Tudo deu certo e o sistema continuou funcionando normalmente.

Normalmente? Bom, não tão normalmente assim. Depois de usar o sistema novo por algum tempo, comecei a notar uma lentidão totalmente anormal, que sequer o meu Macbook anterior (o White, com processador Core 2 Duo e 4GB de memória) apresentava. Considerando que o meu Macbook Pro tem também 4GB de ram, mas processador Core i5, era de se estranhar que seu desempenho estivesse tão pior que o do White.

Em alguns momentos, o sistema simplesmente travava por vários minutos. Bastava que eu abrisse mais de 10 abas no Chrome ou no Firefox, por exemplo. Abrir o Photoshop então tornou-se um suplício.

Mesmo tarefas simples como criar uma pasta no Finder ou procurar por algum arquivo no Spotlight estavam se tornando uma tortura.

Procurei alguma solução em vários fóruns e encontrei muitos usuários que diziam ter o mesmo problema após terem feito upgrade pro Lion. Uma das soluções que achei dizia para fazer um rebuild do índice do Spotlight. Fiz isso, mas não adiantou.

Então, dia desses, depois de vários meses de tristeza por não ter conseguido nunca mais usar meu Mac com o desempenho que eu achava que ele deveria ter, descobri o seguinte artigo: http://pcweenies.com/2011/07/23/disk-warrior-rescues-the-post-lion-upgrade-blues/.

Baixei o DiskWarrior e segui as instruções do artigo. E posso dizer que funcionou perfeitamente! Meu Mac agora está voando (como era de se esperar pelas suas configurações). Consigo abrir dezenas de abas no navegador, abrir o Photoshop, o iTunes, o iPhoto, Messenger, tudo junto, e o sistema não trava nem fica lento.

O que acontece é o seguinte: ao se fazer o upgrade pro Lion através da App Store, a estrutura de diretórios do HD é "bagunçada". O sistema funciona normalmente, mas demora muito mais pra fazer qualquer tarefa que exija leitura/escrita de arquivos. Acho uma falha grave da Apple não ter disponibilizado algum aplicativo pra corrigir isso, já que passamos a depender de aplicativos de terceiros pra corrigir uma falha da própria Apple. O Disk Utility, que já vem com o Mac, não resolve: rodei a opção "Repair Disk" dele, durante o boot, mas o sistema continuou lento que nem uma tartaruga.

O DiskWarrior recria a estrutura de diretórios, fazendo com que esta fique como "nova". De acordo com o site do produto, a tecnologia usada pra isso é patenteada, e não tive saco pra pesquisar como ela funciona (alguém se habilita?). O fato é que não é uma desfragmentação de arquivos tradicional, até porque o sistema de arquivos do OS X é baseado em "journaling", diferente dos sistemas Windows por exemplo.

Outra solução pro problema da lentidão seria fazer uma nova instalação limpa do Lion, mas daria bem mais trabalho, já que seria preciso fazer um backup de todos os meus dados, formatar o HD, reinstalar o Lion e todos os aplicativos que já estavam instalados.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço