Unidades básicas de saúde intensificam orientações sobre a hipertensão
Pacientes recebem medicação e orientação nas
Unidades Básicas de Saúde de Santarém
(Foto: Reprodução/TV Tapajós)
No bairro Aeroporto Velho, mensalmente os pacientes reúnem em grupão para receber informações e fazer o acompanhamento médico.
No dia 26 de abril é celebrado o dia nacional da prevenção e combate à hipertensão arterial. Em Santarém, oeste do Pará, durante o mês de abril as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão intensificando as orientações sobre a doença.
Buscando orientações e apoio, em Santarém 140 pacientes recebem atendimento no Grupão do Aeroporto Velho, lugar onde os pacientes se reúnem para saber a estratégia de combate à doença e receber tratamentos para controlar a pressão arterial.
De acordo com a enfermeira Miriam Almeida, o grupão serve para fazer o acompanhamento da pressão arterial e também fazer a distribuição da medicação, dar orientações, checar se a medicação está fazendo efeito e se ela não está o paciente é encaminhado para o médico para que uma nova avaliação seja feita e assim ter um controle sobre a doença.
O número de pessoas hipertensas no Brasil cresceu na última década. Segundo Ministério da Saúde quase 26% da população brasileira tem essa doença que não tem cura e pode provocar infarto e acidente vascular cerebral.
A Sociedade Brasileira de Hipertensão alerta sobre alguns cuidados para não desenvolver a doença:
- Alimentação balanceada
- Praticar atividade física
- Peso ideal
- Não fumar
- Evitar bebidas alcoólicas.
Fonte: SANTARÉM, HIPERTENSÃO
Nenhum comentário
Postar um comentário