Breaking News

Com tomógrafo próprio, Hospital Municipal deixará de terceirizar mais de 500 exames ao mês

Hospital Municipal de Santarém

A Prefeitura Municipal de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu recursos do governo federal para a compra de um tomógrafo que vai modernizar o atendimento no Hospital Municipal de Santarém. A verba é proveniente de emendas parlamentares em Brasília, conseguida após promissor trabalho de articulação do prefeito Nélio Aguiar e do secretário municipal de Saúde, Edson Ferreira Filho.

O equipamento vai beneficiar os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santarém e região, além de trazer economia aos cofres públicos. Em 2017, o Hospital Municipal de Santarém (HMS) realizou 8.270 exames de tomografia. Somente de janeiro a março deste ano, já foram realizadas 1.659 tomografias, 553 por mês.

Atualmente, o tomógrafo que existe no HMS é terceirizado. A aquisição de um tomógrafo próprio é inédita no município e um avanço para o setor de saúde local.

As emendas, no valor total de R$ 1.230.000,00 (um milhão, duzentos e trinta mil reais), foram alocadas pelos Deputados Federais Wladimir Costa e Joaquim Passarinho. Elas serão repassadas ao município "Fundo a Fundo", ou seja, direto do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde.


Saiba Mais:
O secretário de Saúde agradeceu aos deputados pela parceria e destacou a importância de buscar recursos, tanto estaduais quanto federais, para a cidade. "Nós não medimos esforços para melhorar a qualidade da saúde pública no nosso município. Agradecemos o empenho dos deputados que sugeriram as emendas e vamos continuar buscando parcerias e alternativas para melhorar cada vez mais o serviço público de saúde", ressaltou Edson Ferreira Filho.

O prefeito Nélio Aguiar comemorou a conquista e explicou quais serão os benefícios para a população. "Com isso, vamos corrigir uma grande vulnerabilidade do Hospital, que é a ausência do tomógrafo. Hoje, um paciente com traumatismo craniano, que é bastante comum devido os acidentes de trânsito envolvendo motocicleta, ao dar entrada no HMS é solicitado de praxe fazer uma tomografia e como nós não temos hoje, o paciente é retirado do HMS, colocado em uma ambulância e levado para uma clínica terceirizada, isso coloca em risco a vida do paciente. Essa aquisição será um grande avanço no atendimento de urgência e emergência com implantação em definitivo do serviço próprio de tomografia computadorizada. Agradecemos o compromisso e apoio dos deputados em ajudar a resolver esse problema histórico do Município", enfatizou o prefeito Nélio Aguiar.

O que é um Tomógrafo?
É um aparelho para exame de Tomografia computadorizada (TC), disponível desde os anos 70, evoluiu a imagiologia médica. Atualmente, milhões de radiografias em TC são realizadas no mundo inteiro, todos os anos, para diferentes situações, em uma variedade de campos clínicos.

O que é exame de Tomografia?
É um exame médico radiológico que permite visualizar as estruturas anatômicas, na forma de cortes. O exame é realizado por técnicos ou tecnólogos em radiologia.

Quais doenças podem ser detectadas com o exame de tomografia?
O Exame ajuda no diagnóstico de doenças do cérebro, abdômen, tórax e coluna, entre outras regiões que não podem ser vistas no exame do consultório ou não podem ser completamente avaliadas por outras técnicas empregadas pelos médicos.


Fonte: Tomógrafo, Hospital Municipal, Prefeitura de Santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço