Breaking News

UBS do Maracanã ganha novos equipamentos para atender melhor usuários


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está equipando as Unidades Básicas de Saúde (UBS), cadastradas junto ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), do Ministério da Saúde (MS).

Na tarde da última sexta-feira (13), a UBS do Maracanã recebeu equipamentos adquiridos pelo município, com recursos do programa, para melhorar ainda mais a infraestrutura da Unidade, os equipamentos e a satisfação dos usuários.

Dentre os equipamentos adquiridos estão um foco utilizado na realização de exames de preventivo do câncer de colo de útero (PCCU), uma geladeira para acondicionamento de vacinas, caixa de som, carrinho de curativo, negatoscópio - utilizado para visualização de radiografias -, além de cadeiras para os usuários.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Estratégia Saúde da Família (NASF/ESF), da Semsa, enfermeira Marcela Brasil, a secretaria está fazendo a entrega dos materiais de forma gradativa. Até o momento as UBS's beneficiadas foram dos bairros da Conquista, Interventoria, Santarenzinho, Uruará, Livramento, Aparecida e dentre outras.


Em breve as UBS's dos bairros Diamantino, Vitória Régia, Esperança e Guaraná (planalto - Santarém/Curuá-una) também irão receber materiais. Marcela Brasil explicou que os materiais que são destinados através do PMAQ-AB, são enviados de acordo com as solicitações feitas pelas próprias equipes que atuam nas UBS's.

"A inscrição de novas equipes é anual. Então, todos os anos a gente inscreve no PMAQ-AB as equipes criadas recentemente na Estratégia Saúde da Família do município, pois sabemos o quanto é importante esse material para melhorar a infraestrutura das UBS's e o atendimento aos nossos usuários", destacou a enfermeira.

Sobre o PMAQ-AB

O PMAQ-AB foi criado pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de melhorar cada vez mais o padrão de qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para isso, os profissionais que fazem parte de uma equipe de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde bucal e agentes comunitários de saúde), que cuidam da saúde da população, são acompanhados, avaliados e incentivados a melhorar cada vez mais seu atendimento. 

Assim, as equipes que oferecem melhorias na qualidade do atendimento recebem mais recursos do governo federal, através do PMAQ-AB. Isto quer dizer que, quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados às equipes.

Fonte: UBS do Maracanã

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço