Prefeitura Municipal de Santarém
Hoje, 16 de abril, é o Dia Mundial da Voz. Para comemorar a data, a Prefeitura de Santarém, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está lançando o projeto Saúde Vocal, junto aos professores da rede pública municipal de ensino. O objetivo é abordar as questões referentes aos distúrbios vocais relacionados ao trabalho dos educadores. O lançamento ocorreu na manhã desta segunda-feira (16), na Escola Municipal Fluminense.
Profissionais que utilizam a voz diariamente, como: professores, jornalistas, cantores, atores, dentre outros, são especialmente alertados quanto ao uso correto da voz e sobre os cuidados básicos com ela. Porém, toda a população precisa tomar consciência sobre a dimensão dos efeitos negativos que os excessos com a voz podem causar para a sua qualidade de vida.
A fonoaudióloga do Cerest, Diana Fonseca, idealizadora do Projeto Saúde Vocal e Condições de Trabalho dos Professores do Ensino Fundamental das Escola Municipais explica que viu a necessidade de realizar um trabalho nesse sentido, levando em conta dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que considera os educadores como a primeira categoria funcional passível de adquirir enfermidades da voz.
"A importância de se abordar esta temática, radica-se não só na prevalência elevada das desordens vocais entre os docentes, mas também na sua possível inclusão na lista de enfermidades profissionais, proporcionando, desta forma, o reconhecimento da relação entre a ocupação e possíveis doenças que possam vir a adquirir por conta do uso da voz em sala de aula", destacou a fonoaudióloga.
Saiba Mais:
Segundo Diana Fonseca, além da inclusão das enfermidades da voz como agravo de notificação no Sistema Nacional de Agravos e Notificação (SINAN), que já ocorre em outros estados e na Lista Brasileira de Doenças Relacionadas ao Trabalho, o projeto também visa contribuir para a promoção, prevenção e proposta de modificação do ambiente e do processo de trabalho dos professores, através da avaliação da percepção de risco destes profissionais.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inicialmente o projeto deve ser colocado em prática em três escolas do município e posteriormente deve ser ampliado a outras escolas. Nesta primeira fase do projeto, que inicia neste mês de abril e vai até outubro deste ano, os professores devem responder questionários, passar por avaliações e receber informações úteis sobre como manter a saúde vocal.
Sobre o Dia Mundial da Voz A comemoração foi iniciada no Brasil, no ano de 1999 e tomou proporção mundial no ano de 2003. O objetivo da data é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças relacionadas à voz e que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.
Sintomas de doenças da voz
- Entre os principais sinais de alerta de prováveis problemas vocais:
- Alterações na voz;
- Tosse frequente;
- Alterações no timbre da voz ou dificuldade em colocar a voz;
- Voz fraca ou perda de voz;
- Sensação de algo preso na garganta;
- Tensão muscular cervical;
- Irritação na garganta;
- Pigarreia ou rouquidão com frequência.
Cuidados com a voz
- Fazer uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas
- Beber bastante água e praticar exercícios físicos
- Não gritar em excesso nem em tom agudo
- Não fumar nem abusar de bebidas gasosas
- Dormir bem
- Bocejar relaxa a musculatura da boca, faringe e laringe;
- Evite tossir e pigarrear sem necessidade;
- Fuja das mudanças bruscas de temperatura;
- Evite falar em locais barulhentos para não causar esforço vocal;
- Comer maça faz muito bem para a "limpeza" das cordas vocais
|
Fonte: Prefeitura Municipal de Santarém
Nenhum comentário
Postar um comentário