Santarém tem mais de 13 mil hipertensos segundo dados de grupões do 'HiperDia'
Levantamento foi feito com base nos grupões de acompanhamento a pacientes hipertensos registrados nas unidades de saúde. Em abril é celebrado o Dia Nacional de Combate a Hipertensão.
O mês de abril é dedicado à prevenção, acompanhamento e combate a uma doença silenciosa que acomete muitos brasileiros, a hipertensão arterial, também conhecida popularmente como “pressão alta”. Em Santarém, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão intensificando ações em alusão ao Dia Nacional de Combate a Hipertensão, celebrado no dia 26.
Toda a programação ocorre nos “grupões” de HiperDia, como são chamados os grupos que atendem hipertensos e diabéticos nas UBS's. Normalmente, os encontros ocorrem uma vez por mês e cada UBS tem seu cronograma próprio.
O município tem mais de 13 mil hipertensos assistidos por profissionais da saúde. Segundo o último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) nos grupões, Santarém tem 9.978 pessoas com hipertensão, 3.728 pacientes que possuem hipertensão e diabetes, além de 3.925 diabéticos, também atendidos nos grupões.
Entretanto, o quantitativo de hipertensos inscritos aumenta todos os dias. “Para se inscrever no programa, a pessoa deve procurar a UBS mais próxima de sua casa, com a receita médica e os documentos de identidade em qualquer horário em que a UBS esteja funcionando", contou a coordenadora do Programa Municipal de Hipertensão, Diabetes e Tabagismo, enfermeira Eulália Ramos.
Com a programação nos grupões estão sendo intensificadas as orientações sobre a doença, palestras educativas, distribuição de medicamentos, verificação de Pressão Arterial e glicemia, consulta médica e de enfermagem, exames clínicos, e orientações sobre alimentação saudável e sobre a importância da prática de exercícios.
As visitas domiciliares dos agentes de saúde também são um meio para identificar novos casos, que são encaminhados à UBS mais próxima. O paciente recebe acompanhamento por sete dias e, caso confirmadas alterações na PA, ele é encaminhado para consulta médica e tratamento.
Grupões ajudam pessoas com hipertensão em
Santarém (Foto: Ascom PMS/Divulgação)
Hipertensão Arterial
A Hipertensão ou Pressão Alta é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamada de "12 por 8".
Entre os principais fatores que podem levar a hipertensão está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação com o consumo excessivo de sal, o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário (indivíduos com pais hipertensos têm 30% de chances de também serem).
Os principais sintomas são:
- Dor de cabeça;
- Dor na nuca;
- Tonturas;
- Enjoos;
- Falta de ar
Entre as principais consequências da hipertensão estão: infarto do coração, Acidente Vascular Cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e renal.
Fonte: SANTARÉM, HIPERDIA
Nenhum comentário
Postar um comentário