Breaking News

Socioeducandos do Creas recebem orientações sobre primeiro emprego

Socioeducandos do Creas

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Municipal em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) realizou, na última quarta-feira (11), uma palestra com orientações para conquistar o primeiro emprego.

A palestra foi conduzida por Monica Félix, assistente social do CIEE de Belém, e fez parte da segunda etapa de um processo que visa apoiar adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio aberto no Creas.

Monica explicou sobre o Programa de Aprendizagem, ferramenta socioassistencial que visa a inclusão dos jovens em situação de vulnerabilidade. Afirmou ainda, que parcerias como essa são importantes para que eles possam ter perspectivas de futuro após a emissão da primeira carteira de trabalho.


"O Programa de Aprendizagem muda a realidade destes jovens, pois irão sair da rotina casa-escola e trabalhar por quatro horas. Estamos os auxiliando de diversas maneiras como na elaboração do currículo, orientação para fazer cursos na plataforma on-line do CIEE e assim enriquecer o perfil, bem como se apresentar na primeira entrevista de trabalho passando confiança, competência e proatividade", esclareceu.

Segundo a psicóloga do Creas, Lucéia Jati essa colaboração é muito significativa pois irá oferecer a oportunidade desses jovens iniciarem uma nova estória através do ingresso no mercado de trabalho e desde já buscar aprimorar o profissionalismo.

Os adolescentes, que estavam acompanhados de seus responsáveis, agradeceram a chance e se comprometeram em empenhar-se para conquistar o tão sonhado primeiro emprego.


No dia 23 de março deste ano estes jovens emitiram a primeira carteira de trabalho. A emissão foi fruto de um convênio firmado em 2017 entre Ministério Publico do Trabalho (MPT) e Ministério Público do Trabalho e Emprego (MTE). Confira a matéria: Creas Municipal leva Adolescentes que cumprem medida socioeducativa para emissão da CTPS.

Sobre o Creas
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Municipal oferta o serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI), o qual direciona seus atendimentos ao enfrentamento de violações vivenciadas por crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população LGBT e suas famílias, e acompanha as medidas socioeducativas em meio aberto (Liberdade Assistida - LA e Prestação de Serviço à Comunidade - PSC). 


O Creas está localizado na Av. Rosa Vermelha, n.703 - Bairro Aeroporto Velho.

Atualmente 56 jovens estão cumprindo medidas socioeducativas em meio aberto no centro. O Creas aguarda a apresentação de 18 adolescentes cujos processos já estão no centro e 14 aguardam audiência de justificação para retornar ao centro.

Fonte: Socioeducandos do Creas, Prefeitura de Santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço