Breaking News

Prefeitura de Santarém forma 290 alunos em cursos dos Projetos Casa Brasil e TIN

Prefeito em exercício Zé Maria Tapajós entregando o certificado.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (Semdec) certificou nesta quinta-feira (6), 290 alunos formados em cursos ofertados pela Casa Brasil e o Telecentro de Formação e Negócios (TIN).

A solenidade de certificação foi realizada no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes) e contou com a presença prefeito em exercício Zé Maria Tapajós, a coordenadora dos projetos, Rosimeire Fonseca; o coordenador do Centro Pop Dom Lino Vombommel, David Júnior Cavalcante Lima e a psicóloga da Fasepa Semiliberdade Elcilene Borges. Estiveram presentes ainda os representantes dos 19 bairros da zona urbana e das três comunidades da área rural contemplados nos projetos.

Concluintes e parentes em entrega de certificados.
Zé Maria Tapajós destacou a grande satisfação de poder participar de projetos com tamanha relevância. "A Prefeitura é incansável nas politicas que possibilitam a inserção destes jovens no mercado de trabalho. Os cursos irão abrir portas na vida deles através desses certificados, pois com a capacitação poderão trabalhar de forma profissional e ter positivas perspectivas de futuro."


A coordenadora dos projetos Rosimeire Fonseca afirmou na abertura do evento que a implantação dos cursos dentro dos bairros propicia oportunidades para pessoas de todas as faixas etárias uma vez que não possui limite de idade. Ressaltou ainda que a equipe empenha-se a ofertar os melhores cursos dentro das prioridades de cada área beneficiada. 

"O bairro da grande área do Maracanã e Santarenzinho possui envolvimento maior no setor de comércio e serviços, então direcionamos cursos voltados a essa necessidade. O conhecimento é uma arte do saber que transforma vidas", ressaltou.

Os projetos também possuem o propósito de assistência social com a certificação de menores da Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Fasepa) e usuários do Centro Pop Dom Lino Vombommel. Marcos Vinícius Simões, 42 anos, atendido pelo Centro Pop há dois anos concluiu o curso de informática básica e pretende aprimorar-se cada vez mais em novas edições dos projetos. 

"Nós, em situação de rua, somos excluídos da sociedade e ter esses cursos ajuda a nos recolocar tanto no mercado de trabalho como no meio social."

Com a conclusão do curso sessenta e um alunos foram encaminhados para estágios em empresas do município. Desses trinta e seis são do Projeto Casa Brasil e vinte e cinco da TIN. Todos os cursos foram presenciais e oferecidos de forma gratuita.

A coordenadora, Rosimeire Fonseca; o coordenador do 
Centro Pop Dom Lino Vombommel, David Júnior Lima e a 
psicóloga da Fasepa Elcilene Borges

O Projeto Casa Brasil
Visa a construção de espaços públicos onde pessoas possam utilizar computadores, internet e outras tecnologias digitais, buscando a inclusão digital através da democratização do acesso às tecnologias da informação. Ofertou os cursos de informática básica, designer gráfico, caixa informatizado, operador de vendas e auxiliar administrativo.

Telecentro de Formação e Negócios (TIN)
O TIN é um espaço público de utilização de computadores conectados à internet, voltados para a oferta de cursos e treinamentos presenciais, informações e serviços, destinados a atender os segmentos empreendedores e a comunidade local. Os cursos ofertados foram: informática básica intensiva, inglês básico, caixa informatizado, auxiliar administrativo e técnicas de vendas.



Fonte: Projetos Casa Brasil e TIN, Prefeitura de Santarém

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço