Breaking News

Óbidos sedia II edição do Projeto Circuito Cultural Trombetas

O projeto engloba dança, música, teatro, batuque e ladainha, é uma realização do Ministério da Cultura e Mineração Rio do Norte.

Na manhã desta segunda-feira, 4 de abril, o Ministério da Cultura e a Mineração Rio do Norte deram abertura a segunda edição do projeto Circuito Cultural Trombetas com a realização de um seminário itinerante denominado “Cultura e a Importância da Diversidade”. A programação tem por objetivo debater e propor procedimentos que contribuam com o desenvolvimento do processo cultural na região. Este ano, o projeto foi estendido aos municípios de Óbidos, Terra Santa e Faro, além de Oriximiná onde acontecem apresentações artísticas com dança, música, teatro, batuque e ladainhas.

Em Óbidos a abertura da programação contou com a presença do professor doutor José Marcio Pinto de Moura Barros (antropólogo), Albedan Batista (representante da MRN) e Walter Santos (Fundação Cultural do Pará), além do secretário de cultura de Óbidos, Sandro Silva, que falou sobre a cultura diversificada do povo obidense que tem festas tradicionais como o Círio de Santana, que conta com o acompanhamento das folias de santo (festa originária da cultura Quilombola e cabocla) e o Cordão da Garcinha, dança tradicional que havia se perdido no tempo e que em 2015 foi resgatada.

Segundo a coordenadora geral do projeto, a primeira edição foi realizada em 2015 e contemplou somente a cidade de Oriximiná, ideia que deu certo e fez com que este ano o projeto fosse estendido aos municípios vizinhos por meio de um seminário itinerante, mas o projeto não irá parar por ai. “O projeto disponibiliza também material para figurino de um grupo folclórico, mão de obra para finalizar estes figurinos, e ainda a sonorização e iluminação para o Círio e uma noite cultural, um Sarau Cultural com dança, música e leituras de textos literários que a gente define o tema a partir deste tema a gente desenvolve esse Sarau”, falou Angela Fraiha, coordenadora geral do projeto.

O projeto será realizado nos dias 4, 5, 6 e 7 de abril nos municípios de Óbidos, Oriximiná, Faro e Terra Santa e conta com a participação de associação quilombos, produtores e artistas de diversos segmentos, Universidades, Secretarias de Cultura e entidades de manifestação artísticas e cultural entre outros.

Fonte: Prefeitura Municipal de Óbidos – PMO

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço