Breaking News

8 dicas para postura online mais consciente. Você realmente se preocupa com a sua postura no ambiente digital?


Atualizada em 28.04.2016 as 12:22h

Os desafios da proteção dos dados pessoais fazem parte de uma atitude segura, que deveria ser conhecida e absorvida como um hábito.

No momento em que discutimos a limitação de planos de dados pelas operadoras de telecom, é preciso refletir também sobre o quanto estamos informados ao ponto de estabelecer uma atitude mais consciente quanto a nossa privacidade. Estar informado pode evitar (literalmente) que nossa liberdade seja cerceada e também permite a tomada de precauções simples, que vão mudando a maneira como empresas e instituições regulatórias enxergam e se relacionam conosco: consumidores e usuários.

Quando você acessa uma conexão gratuita, os riscos relacionados a privacidade das informações trafegadas pelos diferentes serviços/App utilizados aumentam significativamente e expõem vulnerabilidades sistêmicas, que acabam por deixar usuários e até as empresas extremamente suscetíveis à ataques.

O primeiro passo é entender que “segurança é um processo, não um estado. No ambiente digital, a percepção de segurança desaparece e por isso os processos de gestão de cibersegurança são fundamentais para permitir uma comunicação segura entre os dispositivos e os serviços online. Além dos investimentos por parte das empresas provedoras, é preciso focar esforços nas atitudes dos usuários e na criação de uma cultura de segurança mais ampla, já que é hábito acessar informações corporativas e pessoais do celular, por exemplo”, explica Leonardo Cavallari Militelli, CEO e fundador da iBLISS, consultoria de Segurança Estratégica para Negócios.

A Segurança da Informação se traduz em um conjunto de medidas (gestão) que mantém a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade de uma informação, de um serviço ou aplicação. Portanto, no momento em que alguém conecta seu smartphone ou tablet a uma rede wi-fi aberta, um usuário mal intencionado conectado à mesma rede pode capturar todas informações que você está acessando pela internet – as fotos que você está publicando em uma rede social, o conteúdo escrito em mensagens e até a sua senha.

A sua segurança irá depender do conjunto de controles existentes nos pontos em que a informação é transmitida: seu dispositivo, a rede em que está conectado, o serviço que se está utilizando e a forma como o mesmo armazena seus dados.

Em uma rede gratuita, deve-se evitar o acesso à e-mail, transações por internet banking, acesso a sistemas corporativos, preencher formulários que solicitem informações pessoais como CPF, usuário e senha, etc. “Um usuário comum não tem como identificar se uma rede é segura. Essa não é uma tarefa simples e, ainda que a rede seja de uma entidade integra, pode existir o risco de incidente, caso os controles de segurança não estejam adequadamente implantados”, esclarece Flavio Kazuo Shiga, Gerente de Serviços da iBLISS.

Dicas para adotar uma postura online mais consciente:

1- Evite o uso do dispositivo (Smartphone e Tablet) em redes abertas. A segurança da comunicação de dados por cada um dos aplicativos não pode ser identificada facilmente.

2- Não utilize os serviços de nuvem para informações confidenciais, você não sabe como elas estão sendo armazenadas.

Lembre-se de perguntar antes de utilizar um novo serviço ou dar acesso as suas informações a esse serviço: ‘Será que se esta informação for capturada por outra pessoa, vou me sentir constrangido ou terão acesso a algo que eu não quero que acessem?’

3- Instale um aplicativo de localização de seu dispositivo, para casos de perda ou roubo, desta forma você poderá apagar os dados no caso de perda do dispositivo.

4- Tenha cautela ao usar seu dispositivo pessoal para armazenar e ou acessar informações corporativas, isso pode gerar punição da empresa em alguns casos.

5- Desabilite o wireless/bluetooth do seu aparelho, quando não utilizado. Essas tecnologias abrem portas para serem exploradas indevidamente.

6- Mantenha seu dispositivo e seus aplicativos atualizados. As atualizações corrigem falhas de segurança conhecidas pelo desenvolvedor do App.

7. Leia as informações de acesso que os aplicativos solicitam ao serem instalados em seu dispositivo e avalie a coerência. Por exemplo: um aplicativo de localização não necessita do acesso aos contatos do seu telefone para indicar o melhor caminho para um destino

8. Se você perceber que algum dos seus serviços não está funcionando adequadamente em determinada rede, desconecte-se imediatamente.

Sobre a iBLISS

A iBLISS é uma consultoria de Segurança da Informação Estratégica para o Negócio. Fundada em São Paulo em 2009, conta com um time de 15 especialistas com vasta experiência em projetos de segurança da informação de alta criticidade. Oferece consultoria em inteligência cibernética, gerencia e monitora a segurança de mais de 50.000 ativos/mês, além de fornecer serviços como testes de invasão, avaliações de segurança de aplicações, baselines e monitoramento de ameaças para 60 clientes.

Fonte: Suzana Esper - Univers - Comunique

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço