Breaking News

Prefeitura ainda aguarda instalação de energia elétrica para entregar casas populares

O setor jurídico da PMO já acionou o Ministério Público e a Celpa tem prazo de 20 dias para executar a instalação do sistema elétrico no residencial Adonias Silva, no bairro do Bela Vista.

Desde 2015 a Prefeitura Municipal de Óbidos (PMO) aguarda por uma solução por parte da Concessionária de energia elétrica Celpa Equatorial no que se refere à instalação do sistema elétrico no conjunto residencial Adonias Silva, pertencentes ao projeto Minha Casa, Minha Vida. Em Óbidos o projeto contempla 50 famílias e deveriam ser entregues em novembro de 2015 após a conclusão das casas, mas, devido à falta da energia elétrica e água, a Prefeitura não conseguiu realizar as entregas.

As 50 casas populares, orçadas em R$ 1.250.000.00, recurso administrado pelo Ministério das Cidades e Banco Luso Brasileiro, teve seu processo de seleção antes de 2013 e atualmente cabe a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMDES) o processo de acompanhamento dos beneficiários. “A SEMDES é responsável pelo acompanhamento familiar, e o nosso trabalho é mais social e é voltado para a parte sócio-econômica e fomos em busca destes beneficiários que foram escolhidos antes de 2013 e no que diz respeito a outras situações das Casa a Prefeitura tomou providências, principalmente ao que diz respeito a Celpa, que é um dos empecilho para a entrega”, falou a secretária Amanda Filizzola que trabalha junto as famílias cursos para geração de renda.

Atualmente a PMO aguarda a execução do serviço para que possa então marcar uma data para realização da entrega das casas, que devido as chuvas e também a ação de vândalos precisará passar por uma reforma antes de ser entregue aos seus beneficiários. “A partir do momento que a empresa concluiu as obras a nossa equipe de engenheiros do Prefeitura todas as vistorias e infelizmente ninguém pode entregar as casas por conta da energia elétrica e lá é uma área escura e muito grande onde algumas casas foram afetadas pelo vandalismo e o certo e o correto é que o beneficiário vai receber as casas sem problemas nenhum”, falou o prefeito.

Além da problemática gerada pela falta da rede de energia elétrica no bairro, o prefeito falou que outras obras precisarão ser realizadas no residencial, o que incluem a pavimentação das vias e construção de um micro sistema de abastecimento de água. “Nós vamos dar inicio na pavimentação do residencial, vamos fazer o meio fio para evitar que a erosão chegue até as casas, e sabemos que a obrigação da água é da Companhia de saneamento do Pará (COSAMPA), mas infelizmente lá no Bela Vista não temos a presença da COSAMPA, então estamos autorizando a construção de um Micro Sistema de Abastecimento de água bem próximo ao local que será a creche do Bela Vista que vai abastecer essas residências”, anunciou.

As 50 casas do residencial Adonias Silva, que pertencem ao projeto Minha Casa Minha Vida seguem o padrão exigido pelo Governo Federal e deverão ter todo o projeto de saneamento básico e condições de trafegabilidade, além de uma creche.

Fonte: PMO

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço