Breaking News

Mitar no Facebook: conheça o movimento de 'caça a curtidas' nos comentários


A fanpage publica algo no Facebook e, em pouquíssimo tempo, alguém faz um bom comentário (engraçado, criativo e/ou inteligente). Mais alguns segundos e a tal resposta começa a ganhar vida própria, somando cada vez mais curtidas até garantir a primeira posição na lista de "principais comentários". Quando isso acontece, o responsável pela popular resposta "mitou" (do inexistente verbo "mitar", cada vez mais popular no Facebook, ou simplesmente "virar mito").

A prática vem ganhando força entre os usuários do Facebook. Ela funciona com base no algoritmo da rede social, que dá destaque ao conteúdo considerado relevante (com maior número de curtidas e outros tipos de interação). Não é raro o mito conseguir um número de curtidas próximo ao do post original, e as discussões naquele comentário ganharem volume (mesmo que seja com frases irrelevantes, do tipo "submito", "na sombra de sua mitagem serei seu guarda" e "prevejo mitada"). 

Em algumas fanpages, a "mitagem" tem mais força – é o caso da Fatos Desconhecidos, com cerca de 4 milhões de curtidas. Lá, é visível o esforço na busca por "mitar", que já deu origem até a outras páginas como Eu tento mitar na Fatos Desconhecidos mas sempre tem alguém mais rápido (20,3 mil curtidas) e Acabei de mitar na Fatos Desconhecidos (671 curtidas).

Veja a opinião de quem "mita" ou acompanha esse movimento de "mitagem".  

Luiz Phellype Alves, 21, criador do site Fatos Desconhecidos
"Mitar começou por brincadeira, mas hoje é como um viral no Facebook. Nunca mitei, mas esse movimento é muito forte na página do Fatos Desconhecidos. Há cerca de um ano, eu achava ruim e tentava banir esse tipo de post. Hoje não me incomodo mais. Dou muita risada com o que leio e acho uma forma legal de o público interagir. Para mitar, é preciso fazer comentários inteligentes e criativos de forma rápida – se demorar, fica difícil chegar ao topo."

Linton Marcelo Möllmann, 17, estudante de farmácia
"Às vezes a pessoa consegue, com três palavras, ganhar mais de mil curtidas. É uma popularidade instantânea. Quando você mita, a sensação é a de que virou um astro da televisão: chovem solicitações de amizade no seu Facebook. A dica para ter sucesso é ser rápido como um flash e escrever uma coisa que não tenha nada a ver com o conteúdo postado, porque as frases mais sem sentido são as que mais geram mitos. Vai tentando, que uma hora acontece."

Rodrigo Prado Signer, 21, profissional de suporte técnico
"O objetivo de mitar é ganhar curtidas, seguidores e muita vezes criar polêmicas. Consegui mitar na página Fatos Desconhecidos há muito tempo, quando ela tinha só uns 15 mil likes. Foi engraçado, inflou meu ego, mas hoje não me empenho mais em mitar. A dica para quem quiser fazer isso é ser rápido, inteligente e usar frases curtas."

Tiago Sampaio, 28, criador do site GameMagazine 
"Não sabia que o pessoal levava isso a sério! Quando fiz o comentário [que mitou na fanpage do UOL], tinha o objetivo de entreter o pessoal que acompanha a página, mas não de mitar. A sensação foi magnifica ao ver tanta gente curtindo e comentando meu comentário. Vou passar a interagir mais com posts nas redes sociais e, claro, se mitar, mitou!"

Larissa Vieira, 19, auxiliar financeira
"Defino mitar como comentar algo que talvez seja até mais engraçado que o próprio post. Muitas vezes as pessoas conseguem isso sem querer, mas há também quem busque 'fama' e atenção. Mitei há muito tempo e achei legal ver que várias pessoas se identificaram com o meu comentário. Às vezes o pessoal nem lê o post e comenta algo sem noção para conseguir curtidas. O que não funciona é escrever coisas do tipo 'mitei' só para conseguir atenção."

Lucas Pereira Lima, 18
"Já mitei em três postagens do Fatos Desconhecidos. A sensação é engraçada, porque ao mesmo tempo que você recebe elogios também chegam algumas críticas daqueles que não conseguiram mitar. Existem pessoas que estão atrás disso a qualquer custo, mas acho que é uma mistura de sorte com bom humor."

Fonte: uol

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço