Breaking News

Cratera ameaça casas e poste no bairro Uruará


Uma imensa cratera ameaça dezenas de casas localizadas na rua Barão de São Nicolau, no bairro Uruará, na periferia de Santarém. O buraco surgiu devido as fortes chuvas que caíram durante o período de inverno no município e se agravou nos últimos dias. Os moradores estão assustados e temem pelo pior já que, apesar de a Prefeitura ter conhecimento do problema, nada foi feito para amenizar o drama das famílias que estão vivendo literalmente à beira do perigo. Os moradores disseram que o buraco era do outro lado da rua, porém, o governo municipal realizou um serviço de aterramento e a cratera foi fechada. Contudo, com as chuvas intensas e fortes enxurradas, o outro lado da via não suportou o volume de água e cedeu em diversos pontos. 

A erosão logo provocou o surgimento de um buraco ainda maior e mais ameaçador. Um poste de iluminação está há poucos centímetros de ser engolido pela cratera caso não seja feita um serviço de contenção ou mesmo de fechamento do buraco. Toda tubulação da rede de distribuição de água também foi afetada e encontra-se exposta. No entanto, apesar disso, segundo os moradores, a água está sendo fornecida normalmente. O trecho mais crítico fica entre a avenida Gonçalves Dias e a rua da Indústria. Para conseguirem sair de casa, as pessoas improvisaram pontes de madeiras que agora são a única maneira de acesso aos seus imóveis. Mas o perigo de desmoronamento das residências é iminente e o clima de insegurança entre os moradores é geral. 

À noite, em dias de chuvas, as pessoas que moram no ponto mais crítico quase não conseguem dormir direito, pois passam o tempo todo vigilante para não serem surpreendidos com suas casas sendo engolidas pela cratera. “Estamos com medo de que esse buraco provoque danos à estrutura da nossa residência ou mesmo que essa erosão nos arraste pra dentro da cratera, pois o perigo existe, mas as autoridades não ligam para a gente”, disse a senhora Ana Célia, moradora da rua Barão de São Nicolau. 

Pelo menos dez casas estão ameaçadas pelo imenso buraco que aumenta um pouco a cada dia. Dois postes também correm o risco de cair, já que estão mais próximos à cratera. “Se ocorrer a queda desses postes vai causar uma tragédia, já que eles ficam próximos às residências”, disse o comerciante Antonio Cruz da Silva, 76 anos. 

Seu Antonio mora naquela rua há apenas nove meses e diz que desde então convive com este perigo ameaçador. “Eu vim de Manaus com a minha esposa e compramos esta casa. A Prefeitura informou que faria o reparo da rua, mas até hoje nenhuma providência foi tomada e o buraco aumenta cada dia. Temos muito medo e esperamos que não ocorra uma tragédia para depois virem aqui tapar esse buraco”, disse o comerciante. 

A reportagem entrou em contato com a Assessoria da Prefeitura de Santarém para obter informações sobre o buraco que avança sobre as casas dos moradores na rua Barão de São Nicolau. A assessoria informou que existe um serviço sendo planejado e orçado na Divisão de Engenharia da Secretaria Municipal de Infraestutura (Seminfra), para aquela via, no intuito de solucionar o problema da enorme vala. A secretaria reitera, no entanto, que já foram executados serviços emergenciais e continuarão a ser executados até que a obra comece.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço