Breaking News

Laurimar Leal completa 75 anos nesta quinta-feira

Laurimar dos Santos Leal
Num dia como hoje, no ano de 1939, nascia em Santarém, na região oeste do Pará, um dos mais completos e conceituados artistas plásticos do município. Laurimar dos Santos Leal, ou simplesmente Laurimar Leal, completa nesta quinta-feira (24), 75 anos. Ícone de uma geração de artistas que revolucionaram o cenário cultural da Pérola do Tapajós, Leal é considerado um gênio, apesar da pouca valorização e reconhecimento que recebe da sociedade local. Pintor, escultor, artesão e compositor, o artista tem seu trabalho reconhecido internacionalmente, mas reclama da falta de incentivo do povo de sua terra. Obras de sua autoria cruzaram inclusive as fronteiras brasileiras e hoje são apreciadas em outros países, onde detém notoriedade e fama. Laurimar já morou em outros estados e essa experiência fora do convívio local ajudou no aprimoramento de suas técnicas, sobretudo nos trabalhos feitos em telas com pinturas a óleo. Em Santarém, há inúmeros trabalhos seus espalhados pela cidade. Alguns já fazem parte do cotidiano do povo mocorongo.

O estilo surrealista do artista encantou amantes das artes em terras europeias, onde em 1995 uma exposição com seus trabalhos deslumbraram os parisienses. Ele trabalha desde os nove anos com escultura, pinturas e cerâmica de Santarém. Laurimar estudou em um seminário franciscano na Paraíba, antes de se dedicar canto e às artes plásticas.

Modesto para engrandecer a própria obra e humilde em aceitar os elogios à sua arte, Laurimar Leal se ressente do reconhecimento do público local. Apesar do avanço da idade e da cegueira, causada pelo glaucoma, Leal continua trabalhando. Atualmente, ele cuida de um dos principais patrimônios histórico de Santarém: o Museu João Fonna. É lá que está guardada uma parte da rica obra do artista, que sempre buscou inspiração na rica cultura amazônica. Quando o centro cultural estava aberto à visitação, Laurimar recebia a todos com simpatia e paciência. Ele é portador de histórias importantes do passado santareno, principalmente dos ‘causos’ que movimentaram as gerações passadas. 

Laurimar Leal foi o fundador da primeira escola de samba de Santarém e já exerceu o cargo de secretário de Cultura do município seis vezes. Seu nome é referência da cultura santarena, tapajônica e paraense.

Fonte: O Estado net

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço