Breaking News

Grupo Mendes entrega melhorias viárias da Ponta da Praia no próximo dia 20


População analisa as alterações e destaca a qualidade da execução e os benefícios que a modernização trará à cidade.

Novo asfalto, calçadas ampliadas, mudança de ciclovia entre outros pontos, destacam-se no projeto.

Quando questionados sobre a opinião em relação às obras viárias e modificações urbanísticas da Ponta da Praia que serão entregues no dia 20 de dezembro, as respostas de otimismo foram unânimes. “Um presente que o Grupo Mendes está oferecendo à cidade”, diz o comerciante Márcio José Chaves.

Para o morador da Vila Belmiro, Alvino dos Santos, por exemplo, que vai à Ponta da Praia quase todos os dias e acompanhou de perto todo o processo, o projeto foi muito bem feito. “Aqui temos um lazer que não tem preço e as obras de melhorias foram muito bem planejadas e executadas”, afirma.  Seu colega Inácio Portela, que é morador do bairro, reforça: “Já havia passado da hora de darem uma melhorada em nossa região. Está ficando muito bom e isso é um consenso entre todos os moradores e não moradores, afinal isso aqui é para todo mundo”.

Sob a responsabilidade de execução do Grupo Mendes, as intervenções incluem, além da parte viária, ampliação de trechos do calçadão da orla, troca da iluminação pública, plantio de árvores, nova ciclovia, novos espaços de convivência com bancos iluminados com vista para o mar, bicicletários, obstáculos para prática de skate e parkur e novas rampas de acesso ao mar, propiciando maior segurança à prática de esportes náuticos como a canoagem.

E é toda essa parte viária e paisagística que estará concluída até dia 20 de dezembro. As demais (Deck do Pescador, Mercado de Peixe e Centro de Convenções) possuem previsão de entrega até junho de 2020. “Priorizamos as obras do sistema viário para já poder oferecer uma melhor fluidez no trânsito, principalmente agora em período de final de ano”, comenta o presidente do Grupo Mendes, Paulo Mendes. “E mesmo com um prazo enxuto, fizemos tudo com muito cuidado, oferecendo as melhores intervenções urbanísticas à população e a modernização que a cidade merece”, garante o executivo.

Todo este cuidado está sendo percebido por quem passa por lá. Não tem como não reparar na qualidade dos bancos com iluminação e pontos de entrada USB, nas calçadas mais amplas para caminhadas, na ciclovia e nos novos postes de luzes. Até quem é de fora está atento às transformações e à velocidade com que as obras da Ponta da Praia foram executadas.

“Viajamos a Santos com bastante frequência e percebemos o aumento da ciclovia, do calçadão, os novos mirantes. Como estamos aqui já há alguns dias, reparei bastante no capricho com que colocaram as pedras. Ficou lindo, incluindo as luminárias”, comenta a turista de São Paulo, Sueli Albarelli. “Vamos ficar um mês aqui em Santos para ´sentir a cidade`, pois pretendemos nos mudar para cá e estamos adorando todas essas modificações. A Ponta da Praia com certeza será nosso destino”, enfatiza feliz com o que viu de novidade.

Segurança é outro ponto destacado entre os frequentadores. “Nós caminhamos aqui todos os dias e acreditamos que vai ficar muito mais seguro tanto para os pedestres quanto para os ciclistas”, avaliam Miriam Aparecida Romano de Oliveira e seu marido Rivaldo de Azevedo. “Também gostamos bastante dos bancos que agora possibilitam a apreciação da paisagem. E não podemos nos esquecer das árvores que darão um toque muito especial. Será, com certeza, uma Nova Ponta da Praia”, conclui o casal.

Modernizações no viário

Os trechos do projeto Nova Ponta da Praia que serão entregues no dia 20 de dezembro  foram divididos da seguinte forma: Trecho 1 (Av. Bartolomeu de Gusmão, entre a Av. Coronel Joaquim Montenegro e Rua Carlos de Campos), Trecho 2 (Av. Almirante Saldanha da Gama, entre as Ruas Carlos de Campos e Ministro Daniel de Carvalho), Trecho 3 (Av. Almirante Saldanha da Gama, entre a Rua Ministro Daniel de Carvalho e a Praça Almirante Gago Coutinho) e Trecho 4 (entre a Praça Almirante Gago Coutinho e a Avenida Mário Covas).

A mudança mais significativa está na área de embarque e desembarque das balsas, onde foi criado um novo bolsão ao final da Avenida Saldanha da Gama. Este bolsão será destinado aos veículos com prioridade ou hora marcada, como as ambulâncias. No sentido Ferry Boat, existem agora três faixas de rolamento para automóveis. Duas serão reservadas aos motoristas que se dirigem à balsa e uma, à esquerda, exclusiva para retorno.

A Praça Almirante Gago Coutinho também foi ampliada e a fila de veículos reorganizada. Para quem desembarca em Santos, existe agora a opção de saída pela Avenida Saldanha da Gama, para quem seguirá pela orla. Outra alternativa é o contorno da nova Praça Gago Coutinho, com opções sentido Porto e sentido Avenida Rei Alberto I.

Além disso, a avenida da orla, entre o canal 6 e embarque das balsas compreendendo mais de 2 km de extensão, foi toda repavimentada, a calçada ficou mais larga, chegando em alguns pontos a ter até 9 metros e a ciclovia saiu do canteiro central, ficando próxima ao calçadão. Também foram plantadas mais espécies de árvores nativas como o chapéus-de-sol, quaresmeiras, ipês e guanandis, para garantir mais sombra e mais áreas verdes – de 250 de árvores existentes antes da modernização, o local agora conta com 450. A reforma do sistema de drenagem das vias, uma preocupação antiga na área, também foi atendida com novas tubulações.

O que diz a população

“Estou achando muito bom. Tem um espaço maior para pedestres e ciclistas”, Deoclides Souza Filho, engenheiro e morador do Boqueirão.

“As rampas ficaram cem por cento melhores. Antes estavam mal cuidadas, com muitos buracos. A própria descida ficou em uma altura muito boa e agora precisaremos manter. Eu tenho oportunidade de ir praticar canoagem umas 2 vezes na semana e já percebemos que o local ficou muito bom”, Renata Santos, praticante de canoagem.

“A qualidade da obra é um consenso entre todos, moradores e não moradores da região, afinal isso aqui é para todo mundo”, Ignácio Portela, morador da Ponta da Praia.

“Esta obra foi entregue na mão de uma construtora conceituada e o projeto foi muito bem feito e bem executado”, Alvino dos Santos, morador da Vila Belmiro.

“Está ficando tudo muito gosto e bonito de se ver. Andar pela orla agora será um prazer ainda maior”, Sueli Albarelli, turista de São Paulo.

“Com as obras vai melhorar para todo mundo. É um presente que o Grupo Mendes está dando para a cidade”, Márcio José Chaves, comerciante da Ponta da Praia.

“Estamos agora em uma evolução. Antes era muito estranho. Não víamos ninguém andando pelas ruas, só em carros. Agora já mudou muito e para melhor”, Sandra Noêmia da Rocha, moradora há 17 anos da Ponta da Praia.



Nova lei garantiu obras de melhorias

As obras que estão sendo realizadas na Ponta da Praia e a construção de uma escola municipal no bairro Jardim Jabaquara (entregue em 23 de novembro) fazem parte dos investimentos que atenderão à população em contrapartida à permissão proposta pelo Município e aprovada pela Câmara Municipal de Santos sobre a possibilidade de receber investimentos e obras em troca da autorização para alteração do uso de terrenos em áreas com restrições de atividades, como em dois terrenos de propriedade da empresa.

Dentro dessa proposta estão incluídos um novo sistema viário e remodelação de todo o processo paisagístico das vias beira-mar, modernização do Deck do Pescador e da Ponte Edgard Perdigão, bem como a entrega de um novo Mercado de Peixe, um Novo Centro de Convenções e a construção da Escola Municipal do Jabaquara (esta já concluída e entregue em final de novembro).


Sobre o Grupo Mendes

Reconhecido pelo pioneirismo, qualidade e excelência em seus processos e serviços, o Grupo Mendes possui mais de 45 anos de história. Atualmente o Grupo Mendes atua em 3 frentes: Malls, Incorporações e Serviços, sempre focando o litoral paulista como ponto dos investimentos. Das inovações arquitetônicas aos avanços tecnológicos, o Grupo Mendes se renova dia a dia, fazendo parte da vida de milhares de pessoas.

Somos comprometidos com a vida, com o nosso papel na sociedade. Nosso legado nos impulsiona a seguir adiante. Site: www.grupomendes.com.br.

Fonte: Ricardo Tomassis

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço