Breaking News

Dicas de segurança com fogos de artifício no Réveillon


Equatorial Energia Pará orienta sobre os perigos da atividade próximo a fiação elétrica. As festividades do réveillon costumam fazer aumentar as vendas de fogos de artificio. Mas o uso desses artefatos requer muita atenção para não causar acidentes e situações de falta de energia. De acordo com especialistas esses produtos devem ser usados com muita cautela e reponsabilidade. 

O executivo da área de segurança da Equatorial Pará, Alex Fernandes, explica que a relação entre fogos de artifício e a fiação elétrica é bastante delicada e requer o máximo de atenção. “Jamais fogos devem ser lançados na direção da rede elétrica. Caso esse tipo de material entre em contato com a rede elétrica além de causar graves interrupções no fornecimento também é capaz de causar acidentes de grande porte com a população”, orienta o executivo. 

Caso aconteçam acidentes, o local deve ser isolado, não permitindo a aproximação de pessoas. O ideal é que seja feito logo o contato com a empresa para que seja enviada uma equipe ao local da ocorrência para normalizar a situação. 

Pessoas no local do acidente não devem tocar na fiação elétrica e nem tentar retirar objetos que estejam em contato com fios, sem que antes um profissional capacitado assegure que a energia foi desligada. 

A Equatorial Energia Pará preparou uma lista de cuidados para serem seguidos à risca e, assim, garantir a chegada de 2020 sem nenhum contratempo. 


- Não soltar os fogos de artifícios próximo à rede elétrica;

- As bombas e fogos devem ser comprados somente em locais autorizados;

- Todo o material deve ter certificado de garantia;

- Nunca deixe os explosivos no bolso;

- Jamais acenda bombas próximo a face;

- Não estoque fogos em sua casa;

- Nunca acenda bombas e rojões na mão;

- Se o foguete falhar não tente acender de novo;

- Solte um fogo por vez e ao ar livre;

- Não acenda os fogos perto da rede elétrica;

- Se beber não solte fogos, a chance de algo dar errado aumenta;

- Somente maiores de idade podem soltar fogos de artifício.


Em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica, são cuidados imprescindíveis: 

- Isolar o local, não permitindo a aproximação de pessoas;

- Jamais tocar em fios partidos;

- Acionar imediatamente a Equatorial Energia Pará através da Central de Atendimento no 0800 091 0196

Fonte: Imprensa Equatorial Pará

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço