Breaking News

Comunidades serão ouvidas sobre Licenciamento Ambiental da Usina Hidrelétrica de Tucuruí

Data da Pauta:08/05/2017 08:00:00
Expira em:12/05/2017 16h00
Local:Itupiranga, Jacundá e Tucuruí
Endereço:Vários endereços
Contatos:Nilson Cortinhas Telefone:(91) 3184-3341 Celular:(91) 9 8896-6406


A revisão do Licenciamento Ambiental da Usina Hidrelétrica de Tucuruí é o tema central das Oficinas Colaborativas, realizadas pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A programação vai ocorrer nos próximos dias 8, 10 e 12 de maio, em três municípios da região - Tucuruí, Itupiranga e Jacundá. O evento é aberto ao público.

A ideia do projeto é ampliar o diálogo com as comunidades que são influenciadas direta e indiretamente pelo empreendimento, a fim de debater subsídios para avaliação do pedido de renovação da Licença de Operação (LO). O evento tem o apoio do Instituto de Desenvolvimento Florestal e Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-bio).

A programação terá 10 oficinas simultâneas, totalizando três nos polos Itupiranga e Jacundá, e quatro no município de Tucuruí. Também serão abordadas temáticas relacionadas à redução do lago de Tucuruí, à qualidade da água na região, à pesca e aquicultura sustentável, além do Plano de Inserção Regional da Usina Hidrelétrica de Tucuruí (Pirtuc) e a compensação ambiental aos povos indígenas Assuriní do Trocará, que vivem no entorno da Usina Hidrelétrica.

Estarão presentes gestores e equipe técnica da Semas e Ideflor-bio. Também foram convidados representantes dos Ministérios Público Federal e Estadual, Fundação Nacional do Índio (Funai), prefeituras, secretarias municipais, lideranças da sociedade civil organizada e comunidades.

Histórico
A Usina Hidrelétrica de Tucuruí, de responsabilidade da empresa Eletronorte, foi inaugurada em 1984. O empreendimento gerou impactos geográficos e influenciou o aspecto econômico da população local. Atualmente, a Usina Hidrelétrica se constituí na maior usina 100% brasileira, abastecendo, além do Pará, estados vizinhos como Maranhão e Tocantins.Serviço

Oficinas Colaborativas
Dia: 8/5 - Horário: 8h às 16h
Local: Polo Itupiranga
Endereço: Colégio Irmã Tereza. Endereço: Av. 14 de Julho, s/n – próxima à Lagoa
Dia: 10/05 - Horário: 8h às 16h
Local: Polo Jacundá
Endereço: Praça do CEEU. Rua Tiradentes, s/n, bairro: Centro
Data: 12/5
Horário: 8h às 16h
Local: Polo Tucuruí
Endereço: Auditório do IFPA. Av. Brasília, s/n. Vila Temporária – Campus IFPA

Fonte: Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade-SEMAS

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço