Breaking News

É hora de acelerar as reformas estruturais, diz Robson Braga de Andrade


02/08/2016 – ECONOMIA 
Se você não está conseguindo visualizar corretamente este e-mail, acesse aqui.
 
 
É hora de acelerar as reformas estruturais, diz Robson Braga de Andrade
 
 
 
Segundo o presidente da CNI, entre as ações capazes de transformar a economia, está o aumento da participação do capital privado em obras de infraestrutura, como rodovias, ferrovias e redes de saneamento básico
 
 
 A saída da crise e a retomada do crescimento exigem a adoção de medidas que restabeleçam a confiança de empresários e consumidores e criem um ambiente favorável aos investimentos e ao emprego. "Precisamos investir em infraestrutura, ampliar a participação do Brasil nos mercados internacionais, fazer a reforma da Previdência, modernizar as relações do trabalho e melhorar a qualidade do gasto público", recomenda o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI),Robson Braga de Andrade.
Em entrevista à Agência CNI de Notícias, Andrade destaca que a volta à normalidade política abre espaço para a construção de consensos para o Brasil implementar as reformas indispensáveis ao desenvolvimento econômico e social. Leia a íntegra da entrevista.AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Como o senhor avalia o governo do presidente em exercício Michel Temer?
ROBSON BRAGA DE ANDRADE – As perspectivas são positivas. O presidente Michel Temer tem dado diversas demonstrações de que está aberto ao diálogo, disposto a construir consensos e a buscar um futuro promissor para o Brasil. Exemplos disso são a prioridade dada à área econômica e a disposição para tocar as reformas necessárias à criação de um ambiente favorável à produção e ao emprego. Medidas como a fixação de um limite para o crescimento dos gastos públicos melhoraram a confiança dos empresários e da população. Nossa expectativa é que as ações do governo, daqui para a frente, abram caminho para a saída da crise e a retomada do crescimento econômico.AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Na sua opinião, o que precisa ser feito para tirar o país da crise?
ROBSON BRAGA DE ANDRADE – O Brasil precisa de mudanças estruturais, de reformas para voltar a crescer. Precisamos investir em infraestrutura, ampliar a participação do Brasil nos mercados internacionais, fazer uma reforma da Previdência Social, modernizar as relações do trabalho e melhorar a qualidade dos gastos públicos. Medidas nessa direção trazem investimentos, animam os empresários e, consequentemente, geram empregos, movimentando a economia. É a retomada de um círculo virtuoso.AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Essas medidas precisariam de consenso e muita vontade política para fazê-las. O senhor acredita que isso realmente possa acontecer?
ROBSON BRAGA DE ANDRADE – Felizmente, o Brasil está, aos poucos, recuperando a normalidade política.  Neste ambiente de menos incertezas, não podemos adiar, mais uma vez, as ações que abram o caminho para o desenvolvimento econômico e social. Eu acredito no entendimento. Com vontade política e espírito público dos governantes, a participação da sociedade e a união de todos em torno de um projeto de país, chegaremos a um consenso e criaremos as condições para aprovar e implementar as medidas necessárias ao crescimento.     AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Quais medidas imediatas ajudariam a melhorar o ambiente de negócios no país?
ROBSON BRAGA DE ANDRADE – Há uma série de ações que não trazem custos adicionais ao governo e podem ser adotadas imediatamente. São medidas que reduzem a burocracia e trazem mais segurança aos investidores. Entre as ações capazes de transformar a economia brasileira, estão a transferência das administrações portuárias ao setor privado e o aumento da participação do capital privado nas obras de infraestrutura, como a construção de rodovias e ferrovias e redes de saneamento básico. O Brasil também precisa adotar medidas de facilitação do comércio exterior, como a implantação do Portal Único para o registro de operações de exportação e importação, e as negociações de acordos comerciais com a União Europeia e outros países, como Estados Unidos e México.
AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - A CNI defende a modernização das leis trabalhistas. Quais pontos, mais especificamente?

ROBSON BRAGA DE ANDRADE – Nós, da indústria, entendemos que a legislação trabalhista deve acompanhar as transformações do mundo do trabalho, garantindo os diretos dos trabalhadores e segurança jurídica para as empresas. Um avanço importante nessa direção é a valorização da negociação coletiva, que permitirá a empregados e empregadores fecharem acordos que atendam às suas necessidades. Naturalmente, esses acordos preservarão os diretos legais dos trabalhadores. Outra ação importante é a regulamentação da terceirização. A falta de regras para a contratação de serviços especializados traz insegurança para as empresas e desestimula a criação de empregos formais. Além disso, é importante a revisão da Norma Regulamentadora nº 12, a NR 12, cujas exigências para a segurança de máquinas e equipamentos são mais rigorosas do que as reconhecidas em países como a Alemanha e os Estados Unidos. Da forma como está, a NR 12 é inexequível e inviável.AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Por que a CNI defende a reforma da Previdência?  Quais as propostas da Confederação nesse tema?
ROBSON BRAGA DE ANDRADE – O rombo nas contas da Previdência Social indica que, num futuro muito próximo, o Brasil não terá dinheiro para pagar os aposentados.  A reforma na Previdência é inadiável porque precisamos garantir que todos – nós, nossos pais e nossos filhos – tenham as merecidas aposentadorias. Pesquisa recente da CNI mostra que os brasileiros apoiam essas mudanças. Para a CNI, a reforma deve estabelecer idade mínima para aposentadoria, equiparação do tempo de contribuição de homens e mulheres, e a desvinculação do reajuste dos benefícios da Previdência do aumento do salário mínimo.AGÊNCIA CNI DE NOTÍCIAS - Qual deveria ser o papel do empresário hoje para alavancar uma agenda de desenvolvimento no país?
ROBSON BRAGA DE ANDRADE – Os empresários são os protagonistas do desenvolvimento econômico, pois investem na produção, criam empregos e geram renda. Especialmente neste momento de crise, a participação dos empresários no debate nacional é imprescindível para a superação dos obstáculos ao crescimento. É por isso que a CNI, como representante dos interesses da indústria, colabora com o setor público e os demais segmentos da sociedade. Nosso objetivo é a competitividade da indústria e o crescimento vigoroso e sustentado da economia, com distribuição de riquezas, e educação e saúde de boa qualidade para os brasileiros. MULTIMÍDIA - Acesse as fotos de ROBSON BRAGA DE ANDRADE no Flickr da CNI.
LEIA TAMBÉM – CNI entrega a Meirelles propostas para melhorar o ambiente de negócios noPortal da Indústria

ATENDIMENTO À IMPRENSA
Gerência de Jornalismo da CNI

(61) 3317-9578 / 8917 / 9825
imprensa@cni.org.br
http://www.portaldaindustria.com.br/
http://www.bancodemidia.cni.org.br
https://twitter.com/CNI_br
https://www.facebook.com/cnibrasil
http://www.youtube.com/user/cniweb

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço