Semma faz vistoria nas obras do Minha Casa Minha Vida em Santarém
Objetivo é verificar se obra está causando impactos ambientais no local. Análise técnica e elaboração de relatório deve ser feito nesta terça-feira (6).
Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e um engenheiro do Núcleo de Gerenciamento de Obras (NGO) realizaram, nesta segunda-feira (5), uma vistoria de licenciamento nas obras do programa do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida, localizada às margens da rodovia estadual Fernando Guilhon, em Santarém, oeste do Pará.
O objetivo foi verificar se a empresa responsável pela obra está cumprindo as determinações estabelecidas para impedir os impactos ambientais no local.
De acordo com o engenheiro do NGO, Marlon Portela, foram entregues metas para que a empresa pudesse se adequar e atender a legislação, devido aos problemas que aconteceram durante o período chuvoso de 2014.
“Essas metas foram repassadas para que os mesmos problemas não pudessem acontecer. Como estamos se aproximando novamente do período de chuvas, a empresa precisava se adequar em algumas demandas e viemos justamente fazer essa vistoria para verificar se elas foram atendidas”, enfatizou.
Dentre as exigências estabelecidas pela Secretaria de Meio Ambiente, estão a preparação do solo e a drenagem das águas pluviais que estavam acumulando no terreno, causando transtornos as áreas próximas. A Semma também avaliou as condições de arborização e de saneamento básico do local. A preocupação é que o lago do Juá seja afetado outra vez, com as chuvas, areia, barro e restos de materiais de construção que são levados pela enxurrada até o manancial.
Segundo o chefe de licenciamento da Semma, Bruno Lima, essa foi a primeira vistoria do ano na área. “O objetivo da vistoria do licenciamento é buscar identificar os principais impactos que possa ocorrer dentro da área construída e minimizar os impactos ambientais nas áreas próximas. Já foram feitas várias vistorias e essa á a primeira do ano”, explicou.
A TV Tapajós foi impedida de entrar no terreno. Apenas a equipe da Semma teve a entrada permitida.
Nota Semma
O G1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Meio Ambiente, que informou que a equipe da Semma e do Núcleo de Gerenciamento de Obras deverão se reunir nesta terça-feira (6), para que seja feita uma análise técnica e elaborado um relatório com os resultados mais concretos da vistoria. O relatório vai apontar se a empresa está ou não cumprindo as medidas estabelecidas para impedir os impactos ambientais na área e também ao lago do Juá.
Fonte: Santarém
Nenhum comentário
Postar um comentário