Breaking News

Duas associações de floricultores...

Duas associações de floricultores (Santa Flor e Folhas e Flores) e dezoito produtores individuais estarão reunidos, de 8 a 11 de maio, na I Feira Flor Mamãe, evento promovido pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri), Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará (Ideflor), Prefeitura e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Santarém, no Baixo Amazonas. No Mercadinho da Prainha, local escolhido para sediar a feira, estarão expostas espécies ornamentais, como rosas vermelhas e antúrias, a preços cerca de 40% mais baixos do que os praticados nas floriculturas do município. O Grupo Conquista de Ervas Medicinais (Gcem) também venderá plantas medicinais, como malva e alecrim, envasadas ou beneficiadas na forma de xaropes e pomadas. A programação acontece das 8h às 20h, com entrada gratuita.

Calendário - Os mesmos agricultores já participaram de uma feira temática no começo de março, por ocasião do Dia da Mulher: a Feira Flor Mulher. Com o apoio da Emater, órgão que busca facilitar os canais de comercialização para a agricultura familiar e o acesso de consumidores finais a produtos diferenciados, eles terão a oportunidade de comercializar seus produtos em mais quatro feiras ao longo do ano, sempre relacionadas a datas comemorativas: Feira Flor Amor, em junho, pelo Dia dos Namorados; Feira Flor Amazônia, em outubro; pelo Dia da Floresta; Feira Flor Saudade, em novembro, pelo Dia dos Finados e Feira Flor Natal, em dezembro, pelo Natal.

De acordo com a socióloga da Emater, Nívea Patrícia Araújo, as feiras são parte importante de um processo de estruturação da cadeia produtiva de flores ornamentais encabeçado pela Emater em Santarém, onde é feito o atendimento regular a 40 famílias. “O envolvimento da agricultura familiar aqui em Santarém com o plantio de flores ornamentais começou se fortalecer ano passado. O município tem tanta demanda que precisa importar do nordeste e sul do Brasil. A Emater tem estado à frente de todas as etapas, promovendo a capacitação, o acompanhamento técnico e social, beneficiamento e comercialização junto aos produtores municipais”, explica.

O ponto alto da floricultura do oeste paraense é a Exposição de Flores e Plantas Ornamentais de Santarém, a Flor Tapajós, cuja primeira edição foi organizada no ano passado, reunindo um público de 12 mil pessoas. A edição de 2014 está prevista para o período de 27 a 30 de novembro.

Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço