Gangues impõem medo e insegurança em Santarém
Nem a polícia escapa da violência dos marginais
Diversos bairros da periferia de Santarém estão tomados pelo clima de insegurança. O medo entre os moradores é motivado pela audácia das gangues de marginais que se confrontam quase que diariamente. Mas é nos finais de semana que a bandidagem toca o terror nas comunidades distantes e onde o policiamento quase nunca chega. Acuados, as pessoas se trancam em suas casas temendo serem vítimas desses grupos de criminosos, a maioria desses grupos é formado por adolescentes que praticam furtos, roubos e assaltos a mão armada para manter o vício. O tráfico de droga também fomenta a violência nos bairros carentes e utiliza moças e rapazes em suas ações criminosas. Nem a presença da polícia intimida e nos últimos dias a ousadia das gangues assustou até quem combate o crime todo o dia. Policiais militares são recebidos com violência pelos marginais que não se intimidam e partem para o confronto. Este ano já ocorreram inúmeros casos de policiais agredidos por marginais. O mais recente foi registrado na última quinta-feira (8), quando um grupo de delinquentes agrediu uma equipe da PM que foi atender uma ocorrência no bairro Maicá. O chamado dos populares era justamente para acabar com um confronto entre gangues. Quando a viatura da polícia chegou, os elementos não se intimidaram. Percebendo que os policiais estavam em número reduzido decidiram confrontar com os homens da lei.
De acordo com a polícia e relato de moradores, eram mais de 20 marginais e apenas dois policiais militares que foram espancados e feridos pelos jovens delinquentes. Diante da horda juvenil, os policiais puxaram suas armas e um deles disparou contra o bando, acertando a perna de um meliante. Foi chamado reforço e logo mais cinco viaturas chegaram ao local para acabar com a desordem promovida pelos elementos. Os policiais conseguiram prender sete pessoas, incluindo uma jovem, que fazia parte da gangue. Todos foram levados para a 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil.
Os policiais agredidos exibiram para a imprensa as marcas da violência no cumprimento de seu dever. A selvageria imposta pelas gangues em Santarém está alcançando índices alarmantes. Recentemente um homem foi morto no Caranazal por causa de um acerto entre gangues. As pessoas sentem-se reféns do medo e da falta de segurança que assola os bairros da cidade, sobretudo aqueles localizados na periferia.
A polícia, apesar das rondas em alguns bairros, não consegue conter a ação desses grupos, que intimida a população com sua selvageria e violência covarde.
Nenhum comentário
Postar um comentário