Breaking News

Twitter expande Trending Topics no Brasil e destaca importância do país

Shailesh Rao, vice-presidente internacional do Twitter (à esquerda), e Guilherme Ribenboim, diretor-geral do Twitter no Brasil, em encontro com jornalistas em São Paulo
Expansão de tópicos mais comentados vai ocorrer em mais 9 cidades. Escritório brasileiro é a 3ª operação do Twitter fora dos Estados Unidos.

Novas cidades brasileiras vão receber uma lista de Trending Topics própria, anunciou Guilherme Ribenboim, diretor-geral do Twitter no Brasil, nesta quarta-feira (5), durante o primeiro encontro da companhia com jornalistas no país. O Trending Topics é um recurso do microblog que reúne os assuntos mais comentados pelos usuários.

No evento desta quarta (5), o Twitter anunciou a abertura do seu escritório em São Paulo, o primeiro na América Latina. Fora dos Estados Unidos, a companhia tem operação apenas no Japão e no Reino Unido. No mundo, o Twitter conta com mais de 1 mil funcionários – o microblog não revelou quantas pessoas irão trabalhar na sede da empresa no Brasil. O foco do escritório brasileiro será vender anúncios e buscar parcerias com agências e marcas.

“Isso [as novas cidades no Trending Topics] é uma indicação da importância do Brasil para nós”, disse Shailesh Rao, vice-presidente internacional do Twitter. “Agora, vamos saber o que essas cidades estão discutindo e conversando”, acrescentou Ribenboim.

As novas cidades que vão receber o recurso, em breve, são: Curitiba, Recife, Belém, Goiânia, Campinas, Porto Alegre, São Luis, Guarulhos e Belo Horizonte. Hoje, o usuário brasileiro consegue ver os Trendings Topics do Brasil e de Brasília, Manaus, Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo.

Usuários brasileiros

O Twitter revelou também que o Brasil está entre os cinco maiores mercados do mundo. Os brasileiros são um dos usuários mais ativos da rede social, conforme Rao. A América Latina representa 16% da audiência do Twitter globalmente. A companhia, porém, não divulgou o número de usuários ativos do serviço no Brasil – o Twitter está disponível em mais de 33 idiomas e 70% dos seus usuários estão fora dos EUA.

“Estou muito satisfeito com o tamanho e com a atividade da audiência que temos no Brasil. Não estaríamos investindo significativamente se não estivéssemos otimistas com o que o Brasil pode significar ao Twitter e o que o Twitter pode significar para o Brasil”, disse Rao, acrescentando que o microblog não necessariamente compete com o Facebook. "Fazemos coisas completamente diferentes e com propósitos diferentes. Por isso, acho que temos a nossa própria oportunidade".

Eventos mais comentados

O Twitter divulgou ainda os eventos mais comentados pelos usuários brasileiros em 2012. Conforme Ribenboim, o segundo jogo da final da Libertadores, entre o Corinthians e o Boca Juniors, gerou o maior número de tuítes por minuto: 3.548 mensagens.

A final da novela Avenida Brasil, em 19 de outubro, foi o segundo evento mais comentado pelos brasileiros no Twitter em 2012: os usuários enviaram 3.031 tuítes por minuto. Em terceiro lugar ficou o primeiro jogo da final da Libertadores, com 2.754 tuítes por minuto.

Para ler mais notícias de Tecnologia e Games, clique em g1.globo.com/tecnologia. Siga também o G1 no Facebook e Tecnologia e Games no Twitter e por RSS.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço