Breaking News

Escolas de várzea iniciarão ano letivo de 2013


Em virtude da cheia dos rios, as escolas são inundadas e as aulas só começam no período da vazante.
Em pleno período das férias escolares do mês de julho dos estudantes da zona urbana, um grupo de professores em parceria com a Defesa Civil Municipal planeja o iníicio do ano letivo nas escolas localizadas na região de várzea, em Santarém, Oeste do Pará. A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) solicitou da Defesa Civil Municipal uma vistoria nas escolas de região de várzea, devido o período de enchente na região.

As escolas da região de várzea funcionam em período diferenciado das demais regiões do município de Santarém. É no período de cheia, quando a água cobre as partes mais altas, que as crianças entram de férias.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Darlison Maia, foi feito um relatório informando as condições das escolas que deverão passar por alguma reforma antes do início das aulas em agosto.

Pelo calendário da SEMED as crianças estudam de 1º de agosto a 30 abril, em virtude da enchente.  Neste período do ano os professores continuam se preparando para as atividades letivas e o governo aproveita para fazer as reformas nas escolas atingidas pela cheia.

Segundo a SEMED, apesar do calendário diferenciado e algumas atividades dos educadores neste período, o início as aulas não será comprometido.

EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: A rede municipal de ensino de Santarém, coordenada pela Secretaria de Educação (SEMED), tem hoje a grande maioria de suas escolas localizadas na zona rural, entre elas, educandários que desenvolvem processos educacionais diferenciados ligados à Educação no Campo. Nesse contexto, 48 escolas municipais funcionam na várzea – região de Santarém que vive dois grandes períodos: o de seca e o de cheia dos rios, quando os terrenos ficam inundados.

CALENDÁRIO: O calendário escolar desses estabelecimentos de ensino tem, todos os anos, um ritmo específico de atuação em função do movimento natural de subida das águas no período da cheia que interfere diretamente nas atividades. As residências e as escolas, assim como toda a área de várzea, são inundadas pelas águas, exigindo por parte do governo municipal, medidas alternativas para os que moram nessas áreas.

Nas escolas da região de várzea, por exemplo, o período letivo começa no mês de agosto e prossegue até abril do ano seguinte. Este ano, em decorrência da acelerada subida das águas, diretores de algumas escolas se programaram para a conclusão do ano letivo de 2013, antes do final do mês do abril de 2014. Contudo, os duzentos dias letivos obrigatórios no ensino fundamental serão rigorosamente cumpridos, segundo a SEMED.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço