Breaking News

Como saber se alguém fez login pela minha conta do Gmail?

Acesso não autorizado no Gmail
Há 8 dias, meu email do Gmail recebeu um email do próprio Gmail alertando:  Login suspeito impedido, informando o horário em que foi realizada a “tentativa” e o IP. No entanto, gostaria de saber se realmente o login foi impedido ou se efetivamente tiveram acesso à minha caixa de email.

Leitora anônima (por e-mail)

O Google informa a origem de todos os logins feitos em sua conta, no pé da página, onde diz “última atividade em”. Há um link “Detalhes” que traz as informações de todos os logins.

Nessa página consta cada login realizado, informando ainda se ele foi autorizado ou não. Por exemplo, pode ter havido algum outro login não autorizado antes do login que foi bloqueado pelo Google. Porém, nos casos desses avisos, a situação mais provável é que pelo menos algum login tenha sido sempre bloqueado.

Apenas uma verificação da lista de logins permitirá identificar se houve ou não algum acesso não autorizado antes daquele que foi bloqueado.


Transmissão de fotos
Quero passar umas fotos da câmera digital pro meu notebook, depois repassar pro meu iPad. Se o notebook estiver com vírus, irá passar pro meu iPad junto com as fotos?
Juliana

Não. Os sistemas dos três dispositivos é diferente. Caso seu notebook estivesse com vírus, e ele pudesse transmitir algo para o iPad – que teria de ser um vírus diferente, por ser outro sistema -, a transmissão ou não de fotos não faria diferença. Apenas conectar o iPad ao PC já poderia viabilizar a transmissão do código malicioso.

No entanto, não existem vírus que atuam em câmeras digitais (exceto as que rodam Android) e também não existem vírus para iPad ou vírus que possam ser transmitidos do computador para o iPad.

Resumindo: no momento, não existe esse risco que você descreve, Juliana.


Criptografia
Por que é tão difícil encontrar no Brasil material (Blogs, Sites, Comunidades…) sobre criptografia em português? Na sua visão os brasileiros se interessam pouco pelo tema? O material em português é totalmente escasso. Quando se encontra alguma coisa boa pra ler ou pra estudar sobre o tema, é sempre muito superficial. No meu dia a dia percebo que poucos fazem uso de criptografia em seus arquivos, PCs, pendrives… As pessoas não tem ideia dos inúmeros benefícios que uma criptografia bem implementada trariam a si mesmas. Desde que usada de forma adequada tenho certeza de muitos problemas poderiam ser evitados tais como perda de laptops, pendrives, roubos de informações pessoais, fotos intimas e por aí vai. Já li alguns artigos seus sobre o tema e gostei muito, esse assunto me traz muito fascínio. Se possível gostaria que você me indicasse algum site ou blog sobre o tema.
Tiago

Tiago, preciso ser sincero com você: se você procura material técnico, o inglês não é opção, é obrigação. Certamente há bom material em português, provavelmente em livros. Mas as melhores pesquisas da área, artigos e também livros são publicados em inglês. A criptografia é um campo muito complexo, e que, portanto, demanda especialistas de alta qualidade. Depois de certo nível, não vale a pena escrever qualquer coisa que não seja em inglês.

Dessa forma, certamente é possível encontrar resumos, informações básicas de funcionamento e tutoriais de softwares de criptografia em português – que é aquilo que realmente importa para quem quer usar a tecnologia. Se você procura um material bastante técnico, sobre os algoritmos matemáticos envolvidos, sobre técnicas de criptoanálise, entre outros assuntos, vai encontrar apenas em canais acadêmicos e em livros altamente específicos sobre o assunto.

No entanto, é fato que poucas vezes pessoas se importam em utilizar a criptografia, ou mesmo conhecer a tecnologia de maneira superficial. É um material consumido mais por técnicos, que precisam adotar práticas de segurança. Isso não é apenas no Brasil – é no mundo. Nenhum serviço on-line, como webmail, facilita o envio de mensagens criptografadas, por exemplo. Eles poderiam facilitar. Mas não facilitam. As tecnologias normalmente usadas por softwares para criptografia (como é o caso do Outlook, da Microsoft) são baseadas em serviços pagos, mesmo quando existem tecnologias gratuitas para serem usadas, passando uma impressão incorreta de que é uma tecnologia “indisponível” para pessoas comuns.

Lembre-se ainda que a própria criptografia tem vários ramos, técnicas e algoritmos. Cada um demanda um estudo separado para sua compreensão.

Você ainda pode tentar acompanhar o curso Criptografia com Maple, mas o conteúdo é bastante técnico em certos pontos. Como você não especificou que tipo de conhecimento exatamente procura, fica difícil apontar outras fontes de pesquisa.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço