Breaking News

Incra discute remoção de famílias afetadas por ‘terras caídas’

Reunião no Incra
Superintendente Luiz Bacelar reuniu com representantes de órgãos públicos. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) promoveu, na manhã desta segunda-feira (22), uma reunião com órgãos da Prefeitura de Santarém, do Governo do Estado e Federal para encaminhar medidas em socorro às famílias da comunidade Fátima de Urucurituba, localizada no Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Urucurituba, Município de Santarém (PA). A região é afetada pelo fenômeno natural das “terras caídas”, caracterizado pelo deslocamento de porções de terras em áreas de várzea.

Como encaminhamento do encontro, ocorrido na sede do Incra em Santarém, foi definida a realização de cadastro – pela Defesa Civil com o apoio do Incra – de todas as famílias da comunidade para o diagnóstico que irá subsidiar o remanejamento, examinando quais teriam locais alternativos onde se abrigar, como casas de familiares, e as que necessitam de apoio governamental imediato para se alojar noutro local, mesmo que provisoriamente. A visita in loco ocorrerá na próxima quarta-feira (24).

O superintendente regional do Incra/Oeste do Pará, Luiz Bacelar, acrescenta que o Ibama se dispôs a doar madeira oriunda de apreensão, e o Exército a beneficiar o material, de modo que possa ser utilizado na construção de abrigo às famílias. O local para o qual devem elas devem ser remanejadas é objeto de estudo por parte do Incra e da Defesa Civil.

Além de gestores do Incra, estiveram presentes no encontro representantes do Exército; do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); da Defesa Civil municipal e estadual; e da Secretaria Municipal de Agricultura. A reunião é um desdobramento de uma visita à comunidade Fátima de Urucurituba, ocorrida na última sexta-feira (19), quando houve um diagnóstico preliminar da situação.

Fonte: Ascom/Incra

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço