Breaking News

Quase 800 voluntários já compareceram em campanhas externas do veraneio


Desde o início deste mês, a Fundação Hemopa vem realizando campanhas externas de doação de sangue em parceria com várias instituições da Região Metropolitana de Belém (RMB). 

Do dia 02/07 até ontem (16), foram promovidas oito ações estratégicas que garantiram o comparecimento de 797 voluntários. Hoje, 17, até às 16h, a unidade móvel do hemocentro encontra-se na Av. Presidente Vargas, em frente ao prédio do Banco do Brasil, esquina da rua Santo Antônio. A meta é de 100 doações.

Nesta sexta-feira, 19, de 8h às 18h, haverá campanha interna na sede do hemocentro, em parceria  com a 5ª Companhia de Guardas. A Previsão é de 40 coletas. 


O calendário de ações segue nos dias 19 e 20, de 7h às 19h, em parceria com a Igreja Batista, que vai reunir seus fiéis no Hangar – Centro de Convenções e Feira da Amazônia. A meta de 100 doações é para todas as ações. Haverá ainda cadastro de doadores de medula óssea.

No dia 27, será realizada campanha nacional de doação de sangue com membros e amigos da Igreja de Jesus Cristo dos Últimos Dias. A ação faz parte do programa social “Mãos que ajudam”, que no Pará, vai envolver as unidades do Entroncamento e Cabanagem. Serão mais de 30 mil voluntários em todo o Brasil. No Pará, os candidatos à doação serão encaminhados á sede do Hemopa, a partir das 8h às 15h. A meta será de 300 doações.

Sobre a campanha deste sábado, a titular da Gecad, a assistente social Juciara Farias explicou que projeto  “Vida por Vidas” em 2005 a partir de uma iniciativa do movimento de jovem da Igreja Adventista. A campanha cresceu e expandiu já passou pela Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai, com o  objetivo de conscientizar os cidadãos para o hábito de doar, suprindo assim a demanda dos estoques de sangue nos hospitais e hemocentros. O projeto costuma usar a seguinte frase para sensibilização; “Doar sangue é um ato bonito, seguro, uma forma rápida de ajudar alguém e, seu sangue é tão bom, que não deveria guardar só para você”. Que a frase sirva de estímulo para muitas pessoas.


Instituições interessadas em compor parceria com o Hemopa, entrar em contato com 32245048/32425430, de 2ª a 6ª, de 8h às 18h; e aos sábados até às 15h.

Para quem se deslocar de Belém para outras cidades paraenses, ela apontou que o Hemopa possui unidades de coleta de sangue em Santarém, Castanhal, Marabá, Altamira, Tucuruí, Redenção, Capanema e Abaetetuba.

Quem pode doar sangue: candidatos com boa saúde; idade entre 16 anos completos e 67 anos. Peso acima de 50 kg. Necessário portar documento de identidade original e com foto. Não precisa estar em jejum. O homem pode doar a cada dois meses e a mulher a cada três meses. O doador deve estar bem alimentado.

Quem pode fazer cadastro de doação de medula óssea: Homem ou mulher saudável e com faixa etária de 18 a 55 anos. Necessário portar documento de identidade original e com foto.

Serviço: O Hemopa espera por você na Tv. Pe. Eutíquio, 2109. Funcionamento para coleta: de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 17h. Maiores informações pelo fone: 08002808118.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço