Breaking News

Santarém confirmará adesão ao programa “Municípios Verdes

Prefeito Von e secretários

Prefeito Alexandre e secretários municipais reuniram com representantes de grupos e órgãos públicos
O Programa Municípios Verdes promove nesta terça-feira (5), a partir das 8h, no Salão Curuá-Una do Barrudada Tropical Hotel, a 8ª Reunião do Comitê Gestor (COGES/PMV), que pela primeira vez acontece fora de Belém.  O objetivo é mudar o quadro de devastação da Amazônia e servir de modelo, através de uma economia mais forte e sustentável. A intenção é promover o desenvolvimento econômico e reduzir as metas de desmatamento. Na ocasião, o Município de Santarém assinará o termo de adesão ao PMV.

O PMV é formado é por diversos grupos e órgãos do Estado e sociedade civil, entre eles: Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (SEDIP), IBAMA e outros. Segundo a assessoria técnica do Programa, Santarém assinou um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) do Ministério Público Federal (MPF), que estabelece metas para o combate e controle do desmatamento, porém o termo de adesão vem para solidificar e confirmar a adesão do Município ao PMV.

“Santarém é uma cidade estratégica no Oeste do Estado, por isso, há um grande interesse do Estado e do próprio Município para que ele se transforme em uma referência na questão do ordenamento ambiental e combate ao desmatamento nesta área”, explica Justiniano Netto, secretário extraordinário do PMV.

Durante a programação da 8ª Reunião do Comitê Gestor serão apresentados os dados de Desmatamento SAD 2012/2013 e Deter, respectivamente pelo Imazon e Ibama. Serão realizados debates que terão a participação de secretários, prefeitos, técnicos, representantes do Estado e pesquisadores, que exporão a situação atual do desmatamento no Pará, os avanços no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e as metas que devem ser cumpridas até o final de 2013.

A programação se estenderá durante todo o dia. O ponto alto será a assinatura do Termo de Adesão de Santarém ao Programa Municípios Verdes. De acordo com a assessoria do PMV, este ato é um gesto de colaboração do Município com a proposta de ordenamento ambiental e controle do desmatamento promovido pelo PMV.

SANTARÉM CONTRA A DENGUE: REUNIÃO DEFINE DIA “D” DA GRANDE AÇÃO

Órgãos e entidades que compõem o Comitê Gestor de Combate à Dengue reúnem-se nesta terça-feira, 05, no prédio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil para definir a data do dia “D” da na manhã desta terça-feira, no prédio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), para definir a data do dia “D” da campanha Santarém contra a Dengue.

Segundo Darlison Maia, coordenador do comitê, durante a tarde de segunda-feira, diversos polos, à exceção do polo II, reuniram-se para apresentar a estrutura mobilizada pelas Associações de Bairros com voluntários, caminhões e caçambas para a grande ação de limpeza que será realizada em toda a cidade para debelar possíveis focos do Aedes aegypti. O polo II que funciona na Escola Sofia Imbiriba, no bairro da Liberdade, reuniu-se à noite, a partir das 19h, com a presença do coordenador do comitê. Os voluntários de cada bairro farão juntamente com os agentes de endemias e estudantes universitários as visitas de casa em casa e aos terrenos baldios durante a ação de combate à dengue.

SEMC VAI CRIAR CADASTRO GERAL

A Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), através da Divisão de Eventos convoca para o Cadastramento Geral pessoas que exerçam atividades ligadas ao artesanato,  dança, música, trabalhos manuais e teatro. O cadastro visa facilitar os contatos para as atividades relacionadas ao calendário de eventos da SEMC.

O cadastro será realizado nas dependências da SEMC, localizada na Rua do Imperador, 640, esquina com a Travessa São Cristo, bairro Prainha, de 11 de março até 26 de abril, no horário de 11h as 15h. Confira o cronograma de cadastro no site da prefeitura de Santarém.

EQUIPE DO PROGRAMA CREDCIDADÃO VISITA EMPREENDEDORES

As visitas de acompanhamento servem para informar os agentes financeiros do Município e do Estado, que realizam a avaliação para a aprovação do crédito, atualizarem-se sobre a situação do empreendedor. De acordo com o agente de acompanhamento do CredCidadão, Nairo Ferreira, a visita é feita após a apresentação do plano de negócios pelos empreendedores.

Após as visitas o agente repassa as informações ao comitê de crédito responsável pela avaliação e anúncio da liberação dos valores. Foram visitados 62 pequenos empreendimentos nos bairros: Santarenzinho, Maracanã, Ipanema, Diamantino, Santana, Centro, e comunidade de Cucurunã. Os programas de microcréditos estão disponíveis no Instituto de Gestão e Tecnologia (IGT) na Avenida Curuá Una, bairro Santa Clara, próximo a Avenida Mendonça Furtado.

PARCERIA COM A SEMC POSSIBILITARÁ A REALIZAÇÃO DE EVENTOS 

Equipes das Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer e Secretaria Municipal de Cultura reuniram-se na segunda-feira, 04, para acertar detalhes sobre a formação de um grupo de trabalho dos dois órgãos para realização e gerenciamento de projetos e eventos como o Verão Vivo, Festival Folclórico e o Festival de Fanfarras. Semjel e SEMC também atuarão em parceria nos projetos ligados à música, como aulas de violão e na gincana de abertura do verão no mês de julho.  A parceria também será extensiva à Secretaria de Turismo e serve para fortalecer as ações do governo municipal nas áreas sociais.

MUDANÇA DE ENDEREÇO

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está em novo endereço. O atendimento agora é na Av. Presidente Vargas, 4219, bairro Caranazal, próximo ao depósito da empresa de bebidas Skin.

Fonte: RG 15/O Impacto e COM/PMS

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço