Breaking News

Quer aprimorar suas habilidades matemáticas?



Receba uma corrente elétrica no cérebro e “já é”!

* O Ministério Guanabara.info adverte: não tentem isso em casa! Esse tratamento ainda não é comprovado e está em fase de testes
Se você faz parte do grupo de pessoas que acham a aula de matemática um pouco difícil, então talvez tudo que você precise é de um choque elétrico. A eletroconvulsoterapia (ECT) tem sido utilizada como um tratamento psiquiátrico desde os anos 1930 e ainda hoje é utilizada, mais comumente como um tratamento para depressão grave. Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, estão relatando que a aplicação de uma corrente elétrica no cérebro pode melhorar o desempenho matemático de uma pessoa por até seis meses sem afetar suas outras funções cognitivas.
Eles não estão sugerindo começar uma moda de tratamentos com choques elétricos, e segundo Roi Cohen Kadosh, do Departamento de Psicologia Experimental de Oxford, os choques não irão transformá-lo em um novo Albert Einstein, mas se eles forem bem sucedidos, serão capazes de ajudar algumas pessoas a lidar melhor com a matemática. Isso inclui portadores de discalculia, ou aqueles que perdem suas habilidades de número como resultado de uma doença vascular cerebral ou degenerativa.
Usando um método não invasivo de estimulação cerebral conhecido como estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC), no qual uma corrente de fraca intensidade é aplicada no cérebro constantemente ao longo do tempo para aumentar ou reduzir a atividade dos neurônios, os pesquisadores o fariam no lobo parietal – uma região do cérebro crucial para compreensão numérica.
Participantes do estudo, que contavam com uma habilidade matemática normal, foram convidados a aprender uma série de números artificiais – símbolos que nunca tinham visto antes que se relacionavam a números que lhes foram informados. Logo, os pesquisadores usaram métodos de teste padrão para testar a habilidade dos participantes em processar automaticamente a relação entre esses números artificiais e mapeá-los corretamente. Os resultados mostraram que o tratamento melhorou a capacidade dos participantes para assimilar os novos números.
A pesquisa poderia ter consequências importantes para pessoas que muitas vezes não conseguem gerenciar tarefas básicas, como entender os rótulos dos alimentos ou contar as compras no supermercado.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço