Breaking News

WhatsApp, Facebook, LinkedIn: quando é possível ver quem acessa um perfil?

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.) vá até o fim da reportagem e utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail parag1seguranca@globomail.com. A coluna responde perguntas deixadas por leitores no pacotão, às quintas-feiras.
O Orkut já foi a rede social mais popular no Brasil. Entre corações, gelos e scraps, uma de suas características era a possibilidade de ver quem visitava seu perfil. Uma das perguntas mais recebidas pela coluna é exatamente essa: como replicar essa função do Orkut em outras redes sociais, como Facebook e WhatsApp, para saber quem está bisbilhotando seu perfil?
A resposta é que, em muitos casos, isso não é a possível. O recurso, tão conhecido dos brasileiros graças ao Orkut, simplesmente não tem paralelo em outras redes sociais. Quer dizer, ele não existe. Mas a esperança de conseguir saber quem está vendo ou acessando o perfil leva alguns usuários a buscarem soluções ilegítimas ou até fraudulentas.
Veja como as redes sociais lidam com a questão da visita ao perfil:
Facebook: o Facebook não mostra quem acessa seu perfil e não há meio de obter essa informação. Se algum aplicativo promete isso, provavelmente trata-se de uma fraude ou as visitas serão "inventadas" a partir de dados como as últimas curtidas e os últimos seguidores/amigos. Uma exceção existe nos posts de "comunidades": nesses posts é possível ver quem visualizou cada post específico.
WhatsApp: a informação relativa a visitas também não existe no comunicador WhatsApp. Na verdade, o WhatsApp não tem propriamente um perfil. Ele tem apenas uma foto de exibição, uma mensagem descritiva e um "visto por último". Essas informações são acessadas a todo momento (quando você visualiza sua lista de contatos, por exemplo). O acesso ao "perfil", portanto, não é muito diferente de abrir um contato para bater papo. Como não existe uma visualização de perfil, não há meio para descobrir quem o "visitou".

Google+: A rede social do Google que substituiu o Orkut exibe quantas visualizações um perfil teve, mas não mostra quem o visualizou. Perfis do Google+ podem ser parcialmente visualizados pelo público, de modo que o número não inclui apenas visitas feitas por outros usuários do Google+.
Instagram: a informação de acesso a fotos e perfil não existe no Instagram. Existem aplicativos que prometem e até cobram por esses dados, mas são informações inverídicas obtidas a partir de seguidores e curtidas.
Snapchat: é possível ver quem visualiza as fotos que você compartilha em "Histórias" e há uma notificação de visualização a cada mensagem enviada. Porém, não é possível saber quem visita seu "perfil" do Snapchat (o programa também não tem exatamente um perfil).
DeviantArt: a rede de artistas DeviantArt permite a inclusão de um recurso na página que mostra todos os visitantes recentes não apenas para o dono da página, mas para todos os demais visitantes.
LinkedIn: o LinkedIn funciona quase que exatamente como o Orkut. Você pode escolher quais informações sobre você serão exibidas para as pessoas cujos perfis você visita. Quanto mais informação você revelar sobre si mesmo, mais estatísticas você terá sobre quem visita o seu perfil. As estatísticas do seu perfil do LinkedIn podem ser visitas neste link neste link e as configurações de acesso podem ser ajustadas nasconfigurações, na opção "Selecionar o que as pessoas verão após sua visita ao perfil das mesmas";

Acesso público e confiabilidade dos dados
Redes que possuem acessos anônimos (inclusive Instagram, Facebook, LinkedIn e DeviantArt) não podem ter mecanismos de monitoramento de visitas confiáveis, porque não é possível registrar o acesso de um usuário que não está logado.

Dessa maneira, mesmo quando as redes se dispõem a exibir essa informação (como no caso do DeviantArt e do LinkedIn), ela pode estar incompleta. Dados numéricos (como os exibidos pelo Google+) podem ser mais corretos, mas não têm muito significado, já que você continua sem saber quem realizou a visita.
Acesso ou visita?
Embora seja normal usar tanto a palavra "acesso" como "visita" para se referir aos visitantes de um perfil, é importante destacar que há uma diferença entre quem acessa ou visita um perfil e quem faz login com a sua conta (uma prática que também pode ser descrita como "acessar o perfil"). Nesse caso, o termo seria "acesso à conta" ou "login".

O Facebook, por exemplo, pode ser configurado para notificar ou exigir autorização para acessos à sua conta ou login, mas isso não tem nenhuma relação com acessos de visitantes ao perfil.
Siga a coluna no Twitter em @g1seguranca.

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço