Breaking News

HRBA levará campanha Novembro Azul ao Mercadão 2000, nesta sexta


O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), sediado em Santarém, está empenhado na campanha Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar a população masculina a fazer o exame preventivo do câncer da próstata. Atualmente, 118 pacientes estão em tratamento no hospital.

A programação da campanha Novembro Azul do HRBA começou no dia 6, quando a iluminação da fachada foi trocada – do róseo, em outubro, passou para o azul, agora. No dia 13, o oncologista clínico Luiz Eduardo de Carvalho proferiu uma palestra sobre o tema para os acadêmicos residentes do hospital. Nos dias 18 e 19 foram dadas orientações e distribuídos laços azuis nas recepções do Ambulatório, Imagem, Quimioterapia e Radioterapia.

Uma grande ação externa será realizada nesta sexta-feira (20), no Mercadão 2000, localizado na Avenida Tapajós, local de grande concentração popular na orla de Santarém. A ‘Ação Azul’ vai acontecer entre 8h e 11h e incluirá palestras de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata; orientação sobre alimentos que contribuem para evitar o câncer e aferição de pressão arterial e índice de massa corporal (IMC).

Entre 2010 a 2013 foram diagnosticados 177 novos casos de câncer de próstata no HRBA - administrado pela Pró-Saúde – Associação Beneficente e Assistência Social e Hospitalar, sob contrato coma Secretaria de Estado de Saúde -, atualmente, 118 pacientes.

Luiz Pereira de Sousa, de 69 anos, está entre os pacientes, depois de descobrir, que estava com câncer de próstata, em abril passado. Em agosto ele iniciou o tratamento no HRBA. “Eu tenho muito mais preocupação do que antes. Eu aconselho os amigos a se cuidarem, porque não é nada bom ficar na situação que eu estou hoje. É preciso ter uma rotina de exames preventivos para que não aconteça o que aconteceu comigo e com outros. Cuidem-se, a saúde é o maior presente que nós temos na nossa vida”, aconselha o paciente que é natural de Boa Vista (RR).

O HRBA é referência no tratamento oncológico na Região Oeste do Pará. “Além de dar assistência hospitalar, o HRBA também atua em campanhas com a finalidade de divulgar informações que incentivem hábitos saudáveis de vida, sobretudo a alimentação e atividade física regular, bem como o acompanhamento rotineiro para que possamos realizar o diagnóstico precoce”, afirma o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi.

Para encerrar a campanha, a equipe de conscientização do HRBA vai atuar, dia 26, em uma grande obra de engenharia da cidade, com objetivo de repassar informações para os trabalhadores. 


Fonte: Ascom Hrba

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço