Breaking News

Em ação do HRBA, homens recebem orientações sobre o câncer de próstata


Durante o mês de novembro, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), sediado em Santarém, tem proporcionado diversas ações de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Na última semana, uma equipe do hospital desenvolveu, no Mercadão 2000, uma programação voltada para a informação dos homens. Foram realizadas consultas de nutrição, aferição de pressão, índice de massa corporal (IMC), panfletagem e palestra.

Outra grande ação, que faz parte da campanha Novembro Azul do HRBA, será realizada nesta quinta-feira (26), às 16h30. Cerca de 100 trabalhadores, que atuam na construção do edifício Plaza de Viena, da R. Branco Engenharia, localizado na Avenida Barão do Rio Branco, vão receber orientações em forma de palestra. “A intenção é de conscientizar os homens sobre o autocuidado, principalmente voltado para o câncer de próstata. Essa ação do Hospital Regional é voltada para a orientação, tirando dúvidas, além de palestras e outros serviços”, explicou o enfermeiro Domício Farias.


Dezenas de pessoas receberam importantes informações, e puderam tirar dúvidas. “A minha dúvida é porque eu já fui operado da próstata, mas não tive câncer. Eu vim saber se ela aumenta, se tenho que tomar algum cuidado”, diz o aposentado Josué Pimentel. Outro que esteve presente na ação foi o aposentado João Pedrosa, que orientou os outros homens sobre a importância de realizar o exame para detectar o câncer. “Tem que fazer sim. Eu faço há muitos anos”.

A programação da campanha Novembro Azul do HRBA começou no dia 6, quando a iluminação da fachada foi trocada para a cor azul. No dia 13, o oncologista Clínico Luiz Eduardo de Carvalho proferiu uma palestra sobre o tema para os acadêmicos residentes do hospital. Nos dias 18 e 19 foram dadas orientações e distribuídos laços azuis nas recepções do Ambulatório, Imagem, Quimioterapia e Radioterapia.


Atualmente, 118 pacientes estão em tratamento contra o câncer de próstata no hospital. Entre 2010 a 2013 foram diagnosticados pelo hospital 177 novos casos. No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.

Fonte: Ascom Hrba

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço