Breaking News

HRBA lança projeto de leitura para pacientes e acompanhantes


O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) vai implantar, em janeiro, o projeto “Ensino, Cultura e Saúde”, lançado na sexta-feira (13), no Salão do Livro, que aconteceu no Espaço Pérola do Tapajós, no Parque da Cidade, em Santarém.

A coleta de livros é a primeira parte do projeto. No estande da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no Salão do Livro, foi instalada uma caixa onde os doadores puderam colaborar até domingo, quando o evento teve fim. Outro ponto de coleta foi montado na recepção do HRBA; o hospital aceita obras de literatura infantil e infanto-juvenil, livros de contos, romances, autoajuda e religião entre outros gêneros literários, destinados a todas as faixas etárias de pacientes e acompanhantes.


A meta é arrecadar, até o final do ano, uma quantidade de livros que permita implantar o projeto a partir de janeiro de 2016. O hospital atende pacientes com problemas médicos de alta e média complexidade, mas o conceito de gestão é amplo e garante assistência integral. “É necessário que o paciente seja percebido em todos os seus aspectos: físico, psicológico e social; nesse contexto, esse projeto contribuirá para que o ambiente hospitalar seja mais receptivo e o paciente possa ter atividades que são do seu cotidiano. A leitura é um deles. Temos a certeza que trará muitos benefícios aos nossos pacientes”, afirma o Diretor Geral, Hebert Moreschi.


A coordenadora de Ensino e Pesquisa do HRBA, Claudileia Galvão, acrescenta: “O projeto é uma forma de resgatar a dignidade humana, levando até os pacientes e respectivos acompanhantes a cultura por meio da leitura, proporcionando um ambiente mais acolhedor para atenuar os efeitos da hospitalização”.


O hospital também recebe doações de jogos infantis para o projeto “ABC Brincando no HRBA”, que atende crianças hospitalizadas ou que são “moradoras” do hospital.

Acesse o Blog do HRBA

Fonte: Hrba

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço