Breaking News

Óbidos intensifica campanha contra dengue no município e chama população ao combate

A campanha visa sensibilizar da população contra a proliferação do mosquito aedes aegypti.


Desde o dia 16 de outubro, sexta-feira, agentes da Vigilância em Saúde e da coordenadoria de Combate a Endemias de Óbidos, órgão ligado a Secretaria Municipal de Saúde, realizam uma campanha de sensibilização e combate a Dengue, uma doença que em alguns casos mais complexos pode levar a morte. A campanha deste ano é desenvolvida tanto na área urbana quanto nas regiões de várzea e terra firme de Óbidos, município localizado na região do Baixo Amazonas e que fica distante a 1.100 quilômetros da Capital do Estado.

De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, enfermeira Marcelia Lima, o município de Óbidos registrou neste ano sete casos da doença, índice considerável baixo e que tem como principal aliado as ações desenvolvidas pelos agentes de endemias. “Nós demos inicio as nossas atividades de campanha no dia 16 de outubro e vamos encerrar a campanha no dia D, que será no dia 26 de novembro no Ginásio da Escola Municipal Dom Floriano, e graças a Deus o índice de dengue em Óbidos é muito baixo, tivemos uma média de 7 casos, e a gente pode falar que este é um resultado do trabalho desenvolvido pelas equipes de endemias”, falou a coordenadora.

A coordenadora enfatizou que a luta contra a dengue tem dado certo em Óbidos graças a conscientização da população no que diz respeito a exterminar os criadouros dos mosquitos.  “O nosso grande suporte é a participação da população porque a eliminação de criadouros nada mais é que você mesmo manter a higiene com a sua casa e não deixar a água parada no seu ambiente, e o nosso grande suporte é a população em si”, falou Marcelia.

A Campanha de Combate a Dengue tem em sua programação palestras nas Comunidades de Arapucu, Curumu, Cipoal, Liberdade, Igarapé Açu, Flexal. Na área urbana a programação iniciou no dia 16 de outubro com divulgação da Campanha em todos os bairros. No dia 13 de novembro, será realizado o mutirão de limpeza na área do laguinho ao pé da Serra da Escama. No período de 16 de novembro a 20 de novembro serão realizadas palestras nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No dia 20 de novembro, serão realizadas panfletagem em frente a orla de Óbidos. No dia 26 de novembro, Dia ‘D’ da Campanha, programação na quadra da Escola Dom Floriano com palestra, apresentação teatral, concurso de parodia e sorteio de brindes.

Fonte: PMO

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço