Breaking News

Reconhecimento nacional para Residência em Neurocirurgia do HRBA


A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) certificou o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) como qualificado para cumprir o Programa de Residência Médica em Neurocirurgia do Ministério da Educação. Além do reconhecimento do empenho do hospital na área da neurocirurgia, a SBN considerou, no processo de certificação, o papel do neurocirurgião Erik Jennings para que Santarém tenha um centro de excelência nessa área da medicina.

QUEBRA DE PARADIGMA

A certificação inclui a cidade de Santarém entre 83 localidades do país onde são formados neurocirurgiões.  Isso é importante para quebrar paradigmas a respeito da falta de especialistas no interior do país, ao tempo que reconhece o empenho de universidades e de e hospitais dedicados à qualificação profissional.


A certificação concedida ao HRBA – administrado pela Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) - é particularmente importante para o estado do Pará ao assinalar que está sendo superada a carência de médicos no interior. E remete à decisão política do governo estadual, no curso do primeiro mandato do governador Simão Jatene, de vincular ao projeto do Hospital Regional de Santarém o curso de medicina da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

CONQUISTANDO ESPAÇO

De acordo com o neurocirurgião Erik Jennings, que atua no hospital, o reconhecimento da SBN é o reflexo dessa estratégia. “Há 15 anos, quando cheguei à cidade, não tínhamos UTI, faltava respirador no centro cirúrgico, faltavam materiais básicos de neurocirurgia. Mas conquistamos espaço ao longo dos anos, daí a importância desse reconhecimento”, diz o médico.

Em 2014, foram realizadas 219 neurocirurgias. E, neste ano, de janeiro a agosto, outras 153 cirurgias neurológicas aconteceram no HRBA.  Esse número cresce, principalmente, em função dos acidentes de trânsito, que provocam traumas cada vez mais complexos, repercutindo na rede pública de saúde e sobrecarregando o hospital regional que, entretanto, tem atendido adequadamente a demanda. Hoje, o hospital dispõe de estrutura cirúrgica e de internação para pacientes de neurocirurgia, além de uma equipe completa de médicos e profissionais multidisciplinares.

SERVIÇOS MELHORES

Para o diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi, o reconhecimento da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia demonstra que o hospital está no caminho certo para formar profissionais altamente qualificados. “O hospital está se consolidando como centro de formação profissionais em saúde, indo ao encontro a uma das maiores necessidades da região, a disponibilidade de médicos. O Estado se beneficia como um todo, pois esses médicos aqui formados podem atuar em outras localidades, melhorando a qualidade dos serviços públicos”, conclui Hebert. Ele considera merecida a referência ao médico Erik Jennings, “na condição de pioneiro em neurocirurgia no oeste do Pará, estando entre os melhores profissionais do Brasil”.

Acesse o Blog do HRBA para visualizar mais fotos e conferir outros conteúdos.

Fonte: ASCOM HRBA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço