Breaking News

Carreata marca abertura de programação do Outubro Rosa em Óbidos


Além de muitos balões o Laço Rosa, símbolo da Campanha, coloriu as ruas por onde a carreata percorreu.

Com a participação expressiva da população Obidense a Prefeitura Municipal de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou na noite do dia 21, quarta-feira, uma carreata de sensibilização contra o câncer de mama, doença que segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) terá 57.120 novos casos diagnosticas neste ano no Brasil. A Carreata teve inicio às 18 h, com saída da Praça do Sesquicentenário, local onde foi realizado um ato simbólico em respeito às vitimas da doença, que entre as mulheres ainda é a segunda que mais mata, ficando atrás do câncer de colo de útero.

De acordo com o secretário de Saúde de Óbidos, Bruno Ricardo Rocha, em 2014 a SEMSA encaminhou para tratamento em Santarém 35 pacientes diagnosticados com câncer, “Nós temos 35 casos de câncer confirmados em mulheres aqui em Óbidos, sendo que 75% dos casos é câncer de colo de útero e os demais a câncer de mama. O município de Óbidos disponibiliza apenas da ultrassom mamaria e em caso de diagnostico ou mesmo suspeita a gente encaminha para Santarém para o atendimento especializado”, enfatizou o secretário após informar que no dia 23 as ações serão realizadas nas Unidades de Saúde de Óbidos.

Embora raro, o câncer de mama também pode ser diagnosticado em homens, o que hoje representa um percentual superior a 1% segundo o INCA. “Infelizmente a população ainda acha que o câncer de mama só dá em mulheres, o que não é verdade, e este 1% de homens deve entrar nessa luta com a gente e o toque ainda é um meio eficaz de conhecer o seu corpo”, finalizou o secretário. A Campanha Mundial do Câncer de mama incentiva a população a realizar constantemente o autoexame das mamas independente de idade ou sexo e em mulheres com idade superior a 40 anos a mamografia, exame que pode ser encontrado na rede publica de Saúde ou ser realizado na rede privada com valor em média de R$ 150,00.

Fonte: PMO

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço