Breaking News

Autor com deficiência visual lança livro durante a programação dos 318 anos de Óbidos


Visão da Vereda conta um pouco sobre a vida de uma criança saudável que aprendeu a lidar com a perda da visão mais nunca perdeu a ótica positiva das belezas naturais.

A noite da terça-feira, 27 de outubro, fazendo parte da programação festiva dos 318 anos da Cidade Presépio a Prefeitura Municipal de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SEMCULT) realizou no auditório do Palácio José Veríssimo, popularmente conhecida como Casa da Cultura, o lançamento do livro Visão da Vereda, do autor Obidense, Ermerino Guimarães Fonseca.  A programação iniciou às 19h30 e sob a regência da sinfonia da Diocese de Óbidos e contou com a presença de autoridades civil, representantes de associações e da Academia Artística e Literária de Óbidos (AALO).

Para o autor o retorno a sua terra natal é a oportunidade de ter contato e trazer cultura e motivação a população, principalmente aos jovens, uma vez que ele perdeu a visão aos seis anos e nunca perdeu a fé e a esperança. Ermerino é graduado em ciências sociais e além de escritor e ele é revisor de Braille, um sistema de leitura pelo tato. “A inspiração foi a natureza que eu contemplei aqui, onde eu passeava, brincava com meus colegas e também com a problemática enfrentada pelos deficientes com as limitações impostas pela falta da visão e as impostas pela sociedade em que encontramos forças para superar tudo isso e nos firmamos enquanto cidadãos”, enfatizou.


Entre os convidados o secretário Geral da AALO, Alcimário Ribeiro dos Santos, falou sobre a importância destes lançamento e da felicidade destes eventos serem realizados exatamente no ano de regresso da sede da AALO de Belém para Óbidos, após quase seis anos de funcionamento na capital do estado. “Óbidos é uma cidade voltada à literatura e ainda há muitos artistas anônimos que ainda não conseguiram publicar seus trabalhos e nós estamos trabalhando com a possibilidade de publicá-los e com isso teremos mais lançamentos e o livro ele traz uma vivência de algo que não temos, não apenas para nós que já temos essa cultura, mais para as crianças e como é gostoso ver nossos jovens rompendo os seus horizontes por meio da leitura”, enfatizou.

O Secretário de Cultura e Turismo de Óbidos, Sandro Silva, falou da satisfação com o lançamento do segundo livro durante as festividades do aniversário de Óbidos. “Para nós é uma satisfação imensa receber este filho ilustre de Óbidos que vem lançar esta obra a história de Ermerino é uma lição de vida que vem abrilhantar a comemoração dos 318 anos da cidade, tivemos aqui o lançamento do livro do Délio Reis “Puxirum da Terra” e as programações seguem até o dia 1 de novembro”, disse Sandro Silva após citar que nos dias 29 e 30 será realizada a Ginástica Escolar, e no dia 31 o Concurso de Fanfarra, com divulgação do resultado no dia 1 de novembro.

Fonte: PMO

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço