Breaking News

Campanha de gerenciamento de resíduos é realizada com sucesso


O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) realizou a VI Campanha de Gerenciamento de Resíduos e Prevenção de Acidentes, nos dias 29 e 30 de setembro, com o tema ‘Sustentabilidade e Preservação Ambiental: Eu Apoio e Pratico!’. O objetivo foi de sensibilizar pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde quanto à importância do manejo correto de lixo hospitalar para preservação e proteção do meio ambiente e da saúde pública.

Da mesa de abertura do evento, participaram o Diretor Geral do HRBA, Hebert Moreschi; o secretário de Meio Ambiente de Santarém, Podalyro Neto e representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e da representante da Divisão de Vigilância Sanitária de Santarém. Na ocasião, foi apresentado o projeto de sustentabilidade ambiental que prevê a implantação de técnicas de compostagem de horta orgânica.


Durante a campanha, o setor UTI Adulto recebeu a placa de reconhecimento “Amigo do PGRSS” por conta do desempenho de destaque no gerenciamento de resíduos e prevenção de acidentes. Os setores que não apresentaram inconformidades receberam certificados. A intenção é que a iniciativa sirva como incentivo aos demais setores. Na gincana intersetorial, os setores Centro Cirúrgico e Agência Transfusional venceram a disputa da melhor paródia educativa.


No estacionamento do hospital, foi realizada uma blitz educativa com distribuição de sacolas de lixo para veículos, com a mensagem “Proteja o Meio Ambiente, Jogue o Lixo no Lixo car”. A campanha contou ainda com a exposição de objetos produzidos a partir de materiais recicláveis, a maior parte descartada pelo hospital.


As campanhas educativas de gerenciamento de resíduos acontecem desde 2011 no HRBA - hospital público administrado pela Pró-Saúde, Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa). “O objetivo é verificar se está ocorrendo a segregação de resíduos de acordo com as orientações globais do Programa de Gerenciamento de Resíduos (PGR) do HRBA, que tem como objetivo proteger e preservar o meio ambiente e prevenir infecção hospitalar e acidentes de trabalhos com nossos colaboradores”, afirma a responsável técnica pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde do HRBA, Sheila Mara.



Fonte: ASCOM HRBA

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço