Breaking News

Prefeitura intensifica limpeza de cemitérios da cidade

Funcionários da Prefeitura de Santarém estão envolvidos nos serviços de limpeza e manutenção dos cemitérios centrais da cidade em preparação para o Dia dos Finados, celebrado no próximo dia 2 de novembro. A previsão da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Semifra), que administra os espaços santos, é de que os cemitérios recebam mais de 80 mil pessoas no Dia dos Finados.

O trabalho de preparação começou no último dia 1º de outubro, com uma megaoperação envolvendo serviços de capinação, poda de árvores, jardinagem, pequenas reformas e varrição. O administrador dos cemitérios centrais, Carpegiane Aguiar destacou uma grande equipe na preparação dos cemitérios para que a população preste suas homenagens aos seus entes queridos em paz e com um ambiente bem cuidado. “Até o dia 2 de novembro tudo estará ponto nos cemitérios, principalmente nos arredores, com placas de sinalização para os carros, pinturas dos muros e toda parte administrativa pronta para receber um grande público”, disse Carpegiane Aguiar.

Segundo ele, a preparação dos cemitérios mobiliza além da Semifra, outras estruturas da Prefeitura de Santarém. A Secretaria de Infraestrutura atua no fornecimento de areia para a contenção de incêndios, que podem surgir da queima de velas nos cruzeiros, além da montagem de palcos para a realização das missas. Também a Prefeitura participa com os equipamentos de som para a missa campal dos cemitérios São João Batista e Nossa senhora dos mártires.

A Seminfra tem a responsabilidade de instruir e organizar as pessoas do comércio nos arredores dos cemitérios. É comum a venda de velas e flores nestas áreas. Além delas, há também o apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) com a disponibilização de ambulâncias e equipe médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Secretária Municipal Mobilidade e Trânsito (SMT), que ficará encarregada da fiscalização do trânsito, atuando na organização da entrada e saída de veículos.

Durante todo o Dia dos Finados, 15 funcionários (por cemitério) vão trabalhar na limpeza. Após o encerramento da programação, a Semifra mobilizará cerca de 15 servidores para realizar a limpeza dentro e no entorno dos cemitérios. 

“Trata-se de um dos eventos mais importantes da cidade. A estimativa é que os cemitérios de Santarém recebam mais de 100 mil pessoas. A Prefeitura trata este serviço como prioridade. Por isso, vamos colocar todas as equipes a postos durante o Dia dos Finados”, assegurou o administrador dos cemitérios.

Serviço:

Dia dos Finados
Horário de funcionamento dos cemitérios municipais:
Nos dias 1°, 02 e 03 às 5 horas da manhã os portões serão abertos;
Horário de funcionamento da administração:
Dias 1º e 3 das 7h às 17h
Dia 2 das 7h às 20h
Mais informações pelo telefone: (93) 99121/8080 -
Responsável pela administração: Carpegiane Aguiar

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço