Breaking News

Adepará apreende 80 mil doses de vacina contra a febre aftosa em Monte Alegre


Uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), Regional Santarém, apreendeu na noite desta segunda-feira (19), oitenta mil doses de vacina contra a febre aftosa. O produto estava acondicionado de maneira inadequada. A carga saiu de uma distribuidora localizada no Nordeste do País e tinha como destino final uma revenda veterinária no município de Monte Alegre, no oeste do Pará, onde ocorreu a apreensão.

Segundo o gerente da regional da Adepará em Santarém, André Reale, que acompanhou a apreensão no porto hidroviário do município, a vacina deveria estar acondicionada conforme legislação vigente, respeitando a temperatura de 2 a 8 graus. "A carga foi transportada de avião do Nordeste até Belém, de onde seguiu de balsa até Monte Alegre. No momento da vistoria, na chegada da carga, verificou-se que a mesma estavam em temperatura quase ambiente, a uma média de 25 graus, fazendo com que o efeito da vacina se perca. Por isso, houve a apreensão", explicou.

André Reale acredita que a quantidade apreendida, se corretamente acondicionada, poderia imunizar cerca de 80 mil bovinos e/ou bubalinos, haja vista que foram apreendidas 80 mil doses. "Vale ressaltar que essa quantidade é cerca 36% do rebanho de Monte Alegre, que na campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada pela Adepará, etapa maio de 2015, registrou aproximadamente 224 mil cabeças", contabilizou.

De acordo com o gerente do Programa Estadual de Controle e Erradicação contra a Febre Aftosa da Adepará, George Santos, é muito importante a manutenção da temperatura da vacina entre 2 e 8 graus durante o trânsito da mesma até a sua inoculação no animal. "Se não for mantida essa temperatura, a vacina fica inativa, perde sua eficiência. Se o animal for vacinado, não haverá a imunização, ou seja, não há proteção alguma, já que não haverá a produção de anticorpos", detalhou o médico veterinário.

As vacinas deverão ser incineradas com o acompanhamento de técnicos da Adepará, após a devida autorização da Secretaria de Meio Ambiente de Monte Alegre, devido à quantidade elevada de doses.

Vacinas - A Adepará é o órgão responsável, delegado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pela vistoria das vacinas. "Nossas equipes são obrigatoriamente acionadas pelas revendas para o recebimento das vacinas, sejam elas oriundas diretamente dos laboratórios ou de distribuidoras. Temperatura e toda a parte documental da carga são conferidas. Além disso, semanalmente técnicos da Adepará fazem a aferição da temperatura nas revendas em todo o Estado do Pará, sendo que esse tempo é reduzido para duas vezes por semana, durante as campanhas de vacinação. É um trabalho constante com o objetivo de que a temperatura das vacinas seja mantida entre 2 e 8 graus Celsius, para que assim, tenhamos um rebanho protegido e com uma imunização eficaz", explicou Adriano Vilar, da gerência de Revendas Agropecuárias da Adepará.

Fonte: ADEPARÁ

Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço