sábado, 1 de abril de 2017

Cinco usos do Gmail que vão além de simplesmente mandar um email



Mesmo que você pessoalmente não use o Gmail, alguém que você conhece usa. O serviço é perfeito para pessoas que precisam de um endereço de email independente do de trabalho, e uma alternativa bem melhor do que, por exemplo, o pesadelo de segurança do YahooMail. Ainda assim, o Gmail, apesar do seu nome, não é apenas uma ótima plataforma para emails.


O Gmail usa a nuvem, como o Dropbox ou o Google Drive, para guardar todos os seus emails. Só que você tem muito mais espaço no Gmail do que você teria em um drive de armazenamento na nuvem. Isso quer dizer que, com um pouco de engenhosidade, você pode usar o Gmail para diversas outras tarefas.

1) Fazer anotações

Todos louvem a pasta de rascunho, esse purgatório do Gmail onde os emails não foram enviados, apenas delegados ao limbo até o final dos tempos. Esse é um ótimo lugar para você colocar suas ideias, pensamentos, listas de tarefas ou qualquer outra coisa que você queira anotar temporariamente.

Lembre-se que você pode acessar seus rascunhos de qualquer lugar que você tenha o Gmail instalado, então suas anotações vão andar com você para todos os lugares. E, é claro, existe a busca avançada do Gmail para você utilizar. Você pode até anexar arquivos aos seus rascunhos.

2) Mandar seus arquivos para a nuvem

O Gmail funciona muito bem com a IFTTT (If This Then That), uma plataforma sobre a qual nós já falamos muitas vezes. E uma das formas como você pode utilizá-la é fazendo o Gmail salvar automaticamente seus anexos nas contas de Dropbox, OneDrive, Google Drive ou Box.

Por que você faria isso através do Gmail? Ele deixa você subir arquivos de qualquer lugar que você manda um email (como o computador de outra pessoa) sem instalar nenhum outro aplicativo, e isso também significa que você pode salvar arquivos em múltiplos serviços de nuvem conectados ao mesmo tempo.

3) Atualizar todas as suas contas de redes sociais de uma vez

Esse recurso também usa o IFTTT e é um pouco roubado, porque ele funciona com qualquer serviço de email, não apenas o Gmail. Se mandar uma mensagem para um endereço específico de IFTTT, você pode postar uma atualização para todas as suas contas de mídias sociais de uma única vez, incluindo o Twitter, Facebook, Instagram e outras.

Como você pode receber um email praticamente em qualquer lugar, você pode atualizar suas contas de mídias sociais de qualquer lugar, e tem até uma opção de subir uma foto via anexo de email. As postagens vão usar suas opções de privacidade padrão quando chegarem ao Facebook.

4) Fazer um álbum de fotos privado

O Google torna bem simples você ter diversas contas de Gmail, então você pode escolher um espaço dedicado no Gmail para uma coleção privada de fotos que somente algumas pessoas podem acessar. O uso óbvio é de um álbum fechado de fotos de bebês para amigos e família interessados.

Qualquer um pode mandar fotos por email para a conta compartilhada, com marcadores customizados para organizar tudo. Parte do potencial do Gmail para guardar fotos foi tomado pelo seu rival Google Photos, mas ainda é uma boa alternativa.

5) Mantenha um diário

O Gmail não é o processador de palavras mais avançado do mundo, mas ele tem algumas coisas a seu favor, como permitir a formatação de texto, incorporar imagens e gozar do suporte de diversos aplicativos que permitem a você acessar sua conta de praticamente qualquer dispositivo, de iPhones a Chromebooks.

Também é particularmente útil para manter um diário, porque você pode criar novas anotações com novos emails e organizar tudo em correntes de conversa e através do sistema de organização do Gmail. Seus textos no diário vão ser fáceis de serem encontrados e impressos também.

Fonte: 
Reações:

0 comentários:

Lava jata do gaúcho

Lava jata do gaúcho

Marcadores