Breaking News

TrueCrypt: o programa que nem o FBI e nem a CIA conseguem burlar

A encriptação de arquivos confidenciais é essencial. Com o TrueCrypt esta tarefa fica mais fácil e estes arquivos ficam totalmente seguros.

Existem várias maneiras de se esconder arquivos importantes e sigilosos no computador. Alguns salvam as pastas em lugares escondidos, outros preferem utilizar um programa encriptador de dados, que possibilita uma segurança maior destas informações essenciais. O  TrueCrypt é um aplicativo em código aberto que se mostra o melhor nome para esta finalidade.

Em 2008, durante a operação Chacal, a Polícia Federal apreendeu cinco discos rígidos do banqueiro Daniel Dantas, na época acusado de crimes financeiros. Todos estes HDs estavam criptografados com o TrueCrypt, e mesmo com a ajuda do FBI, nenhum deles foi violado até hoje, 2010. Um dos peritos do caso, inclusive, disse que nunca havia visto sistema similar no Brasil.

Apesar de poderoso e, por essa razão, parecer complicado, o True Crypt é fácil de usar. Ele é praticamente autoexplicável, já que com poucos cliques do mouse e alguns passos a seguir é possível ter uma unidade totalmente protegida contra bisbilhoteiros. Confira o passo a passo para ter seus dados sempre sigilosos.

Criação do Volume

  • Abra o TrueCrypt e clique em Create Volume.

  • Será exibida a janela TrueCrypt Volume Creation Wizard. Selecione a opção Create an encrypted container e clique no botão Next.
  •  Na próxima janela, chamada Volume Type, selecione Starndard TrueCrypt volume.
  • Agora em Volume Location, clique no botão Select File. Esta é a parte fundamental do processo. Será aberta a janela para a criação do arquivo que será o volume criptografado do computador. Crie em local pouco comum e não o nomeie com algo que possa chamar a atenção, como "arquivos importantes", por exemplo. Não se esqueça de colocar uma extensão no arquivo. Escolha uma pouco comum, que não aguce a curiosidade de outras pessoas. Depois, clique em Next.
  • Na próxima janela, a Encrypt Option, defina os algoritmos de criptografia e clique no botão Next.
  • Em Volume Size, defina o tamanho do volume criado. Lembre-se do tamanho necessário para salvar todos os arquivos confidenciais. Clique em Next.
  • Na janela Volume Password, defina uma senha para o volume criptografado.
  • Em Volume Format, escolha a formatação do volume (FAT ou NTFS) e clique em Format. Aguarde até o final da formatação antes do próximo passo. 

Acesso do Volume

  • Na janela principal do programa, clique em Select File  e escolha o arquivo criado anteriormente.
  • Defina a letra para de partição para montar o volume. Importante: não escolha uma letra já usada pelo computador, como C: ou D:. Depois, basta clicar no botão Mount.
Informe a senha criada anteriormente e clique em OK.
A partição estará em Meu Computador. Com ela montada, é possível copiar arquivos e também apagá-los, como uma partição comum. Após gerenciá-lo, o usuário deve voltar ao TrueCrypt e desmontar a imagem clicando no botão Dismount



Nenhum comentário

imagem de uma pessoa em frente a tela no notebook com a logo do serviço balcão virtual. Ao lado a frase indicando que o serviço